Seta Direita

Busca por Fornecedor ou Produto Utilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > Chuveiros e duchas aliam estética, tecnologia e sofisticação

Chuveiros e duchas aliam estética, tecnologia e sofisticação

Foi-se o tempo em que o banheiro era apenas um ambiente funcional. Hoje o espaço deve proporcionar conforto e relaxamento

Redação AECweb / e-Construmarket

Banheiros

Há tempos o banheiro deixou de ser o ‘patinho feio’ da casa e passou a ser um local valorizado. “Muitos começaram a curtir esse espaço como uma área de relaxamento e cuidados com a pele. Para atender a essa nova função, ele ganhou projetos mais elaborados, foi equipado e se tornou um ambiente bem mais bonito”, afirma a arquiteta Luciana Corrêa, sócia de Elaine Delegredo, no escritório DecorArquitetura.

A indústria fabricante, por sua vez, desenvolveu grande variedade de materiais com fortes traços tecnológicos, deixando os espaços mais confortáveis. “Temos no mercado muitos tipos de revestimentos, pastilhas, pedras e porcelanatos. Além de uma grande variedade de cubas, vasos sanitários e metais. Com isso, os banheiros acabam se tornando ambientes aconchegantes”, comenta a arquiteta Viviane Tomazini, sócia de Lilian Arévalo, no escritório Itten Arquitetura e Interiores.

NOVIDADES

No caso dos banheiros, podemos automatizar e programar uma banheira pelo celular indo para casa. Ela já vai enchendo sozinha e mantém a água na temperatura programada para um banho confortável
Lilian Arévalo

De acordo com Tomazini, as principais novidades no Brasil e no exterior em itens para banheiro – que aliam design e tecnologia –, são os vasos sanitários que possuem regulador de volume de água por descarga, recursos automáticos de limpeza, aquecimento do acento por controle remoto, secador e neutralizador de odores. Como diz a brincadeira, só faltam falar. Na verdade, tocam música, quando sincronizados com o smartphone do usuário via Bluetooth. Comuns no Japão, onde mais de 70% da população usufrui desse luxo, têm preços ainda elevados para o mercado brasileiro. “Já em chuveiros e torneiras, há uma marca que possui duchas com jatos e vazão diferenciada, controle de zonas de jato e iluminação integrada”. Outra novidade, muito vista no Salão de Milão, de acordo com Delegredo, são as cubas em formato de coluna que se apóiam no piso.

O uso de novas tecnologias traz comodidade, praticidade e conforto aos ambientes. “No caso dos banheiros, podemos automatizar e programar uma banheira pelo celular indo para casa. Ela já vai enchendo sozinha e mantém a água na temperatura programada para um banho confortável. Itens que agregam tecnologia, normalmente, encontramos de marcas importadas”, comenta Arévalo. 

TENDÊNCIAS

Banheiros

De acordo com Corrêa, as soluções mais pedidas nos projetos de banheiros são bancadas extensas, boa iluminação e revestimentos contemporâneos. “Mas o uso de duchas e cubas em duplicidade é muito usual, com detalhes de acabamentos inusitados que valorizam e sofisticam o ambiente”, diz Tomazini.

Atualmente, é possível encontrar no mercado nacional itens que primam pelo conforto e bem-estar. É o caso dos chuveiros com cromoterapia, em cinco opções de cores, com leds coloridos de alta performance, que são acionados por controle remoto. E a hidromassagem vertical que ocupa o espaço de um chuveiro comum e proporciona a mesma sensação de relaxamento que a versão horizontal. “A maioria das pessoas privilegia o conforto. Mas, dependendo do perfil econômico como, por exemplo, a classe A, é comum aliar também tecnologia”, diz Delegredo. “Temos duchas verticais, torneiras e vasos sanitários com dispositivos que trazem comodidade. Porém, tudo tem o seu preço e acaba aumentando o valor do investimento”, afirma Arévalo.

Se somente um chuveiro de grife internacional pode chegar a R$ 50 mil, um banheiro sofisticado pode alcançar o maior custo do projeto de interiores de uma casa. “Chuveiros, torneiras, cubas e vasos sanitários sempre tiveram valores altos, mesmo sendo marcas nacionais de qualidade. Em se tratando de acabamento, com tecnologia e qualidade, as grifes internacionais são mais desenvolvidas e com preços mais altos. Quando o cliente quiser investir, esse será um dos ambientes mais caros de uma casa”, diz Tomazini.

CORES E ILUMINAÇÃO

A iluminação é muito importante, tanto no banheiro quanto em qualquer outro ambiente. É feito um estudo luminotécnico, pontuando os locais corretos e criando uma iluminação uniforme, sem sombras. Existem lâmpadas ideais para esse ambiente e com maior durabilidade, como a PAR 20, que é mais resistente à umidade e ao vapor
Viviane Tomazi

Banheiros nas cores claras ainda são os mais pedidos. “Quando a opção do cliente é por um banheiro em tons mais fechados, é preciso compensar com um bom projeto de iluminação e boas janelas, no caso de casas. Assim, é possível se maquiar ou barbear com claridade”, comenta Corrêa. A arquiteta Arévalo diz que o uso de cores nos banheiros é, normalmente, preferência de jovens com um perfil mais despojado e que gostam de ousar. O que, muitas vezes, traz sofisticação ao ambiente. “Já a preferência pelo uso de cores claras, principalmente em louças, para ela, se deve à facilidade de limpeza”, completa.

Segundo Delegredo, o projeto de iluminação é usado, ainda, para destacar algum revestimento especial, mobiliário ou peça específica, criando cenários dentro do banheiro. “A iluminação é muito importante, tanto no banheiro quanto em qualquer outro ambiente. É feito um estudo luminotécnico, pontuando os locais corretos e criando uma iluminação uniforme, sem sombras. Existem lâmpadas ideais para esse ambiente e com maior durabilidade, como a PAR 20, que é mais resistente à umidade e ao vapor”, diz Tomazini.

PISOS

Banheiros normalmente usam pisos frios e lisos. “Quando usamos mármores ou granitos temos a opção de fazê-los com acabamento levigado ou flameado – mais rústicos. E quando há degraus, é fundamental que sejam usados revestimentos que evitem escorregões. Em alguns projetos, indicamos deck de madeira frisado e, se o cliente for idoso, não pode haver degraus”, explica Corrêa.

Colaboraram para esta matéria

Luciana Corrêa e Elaine Delgado
Luciana Corrêa e Elaine Delegredo – Sócias no escritório DecorArquitetura desde 2005. Com graduação também em Publicidade e Propaganda (Universidade Metodista) e pós-graduação em Decoração de Áreas Comerciais e Paisagismo (Universidade Ibero-Americana).
Lilian Arévalo – Sócia na Itten Design de Interiores, com formação em design de interiores pela Escola Panamericana de Arte de São Paulo. Tem experiência de 19 anos no mercado, desenvolvendo e acompanhando projetos, reformas, tanto comerciais quanto residenciais.
Viviane Tomazi – Sócia na Itten Design de Interiores, é formada pela Universidade São Judas Tadeu em Design de Produto e possui experiência de 14 anos de mercado. Com sua base técnica, ela comanda a equipe nos detalhes de todo o desenvolvimento dos trabalhos de Design de Interiores.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.

+55 (11) 3879-7777

Fale conosco