O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta Cima Fornecedores
  • Seta Cima Produtos
  • Seta Cima Arquitetura
  • Seta Cima Equipamentos
  • Seta Cima Revista Digital
  • Seta Cima Web Seminários
  • Seta Cima Conexão AEC
  • Seta Cima Blog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou Produto Utilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > A importância da iluminação em uma arena esportiva

A importância da iluminação em uma arena esportiva

A importância da iluminação em uma arena esportiva

É frustrante para um torcedor que espera assistir ao clássico de maior rivalidade no futebol mundial acabar tendo de voltar pra casa por conta da falta de iluminação no estádio. Como todos acompanharam no noticiário, o fato ocorrido no último dia 3 impossibilitou a realização do jogo entre Brasil e Argentina, válido pelo Superclássico das Américas, na cidade de Resistência, na Argentina. Apenas quando nos deparamos com problemas como esse é que entendemos a relevância da luz em uma arena esportiva. Mas você sabe quão importante é a parte luminotécnica em locais como este?

Cada vez mais comum nos estádios dos principais eventos esportivos mundiais, os painéis de LED de alta resolução começaram a ser marca registrada nas grandes arenas. O exemplo atual mais recente é o estádio do Corinthians, que receberá telões capazes de fazer transmissões para o público presente em altíssima definição.

Se até pouco tempo era surpreendente acompanharmos uma partida em TV colorida, como conseguimos alcançar um nível de qualidade da imagem tão rapidamente e em um projetor tão grande? A resposta para esta questão está na forma de fabricação dos LEDs para esta finalidade.

O diodo emissor de luz (sigla em inglês para LED) propriamente dito possui várias finalidades. Seu uso começou como sinalização, mas conforme a capacidade luminotécnica deste material foi sendo ampliado, ele passou a ser utilizado em lâmpadas, faróis e até projetores de grande alcance, como o do monumento ao Cristo Redentor, por exemplo. A partir daí sua utilização foi desenvolvida no sentido de funcionar em painéis de transmissão, cuja característica permite observar os movimentos de uma partida de forma antes inimaginável.

COMO FUNCIONAM

A principal diferença entre um painel comum e o de alta resolução em LED é o espaçamento entre os pixels, ou seja, entre os pontos do diodo emissor de luz. Quando estão mais próximos, eles permitem a reprodução de imagens em melhor resolução do que quando é usada uma quantidade menor deles, já que, desta forma, poucos "pontos" da imagem são reproduzidos na tela.

O funcionamento dos grandes painéis geralmente é feito por meio de placas, cada uma com uma quantidade específica de LEDs, que trabalham como módulos independentes e se conectam em um sistema central para formar uma grande rede, capaz de promover uma imagem gigante em alta resolução.

Apesar de parecer complexo, o controle para funcionamento destes sistemas também já está bem simplificado. Hoje, estão disponíveis no mercado programas que permitem inserir diferentes vídeos e efeitos nos telões e realizar conexões com as transmissões de TV sem qualquer dificuldade.

Com a revolução tecnológica que vivemos atualmente, uma série de sistemas luminotécnicos para exibição de imagens nos estádios estão sendo disponibilizados, dando ainda mais vida ao espetáculo e desenvolvendo a imaginação do público nos grandes eventos. No Brasil, sede dos principais acontecimentos esportivos mundiais dos próximos anos, posso garantir que as tecnologias vigentes não deixarão a desejar com relação ao que foi e está sendo apresentado ao redor do mundo.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.

+55 (11) 3879-7777

Fale conosco