O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta Cima Fornecedores
  • Seta Cima Produtos
  • Seta Cima Arquitetura
  • Seta Cima Equipamentos
  • Seta Cima Revista Digital
  • Seta Cima Web Seminários
  • Seta Cima Conexão AEC
  • Seta Cima Blog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou Produto Utilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > > Aquários recebem impermeabilização por cristalização integral

Penetron Brasil

Penetron Brasil - Penetron Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Construção Ltda.

Penetron Brasil

Penetron Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Construção Ltda.

Fabricante
Rua Nazira Elias Muhamad, 555AterradoLorena-SP-Brasil
Telefone:(12) 3159-0090

Aquários recebem impermeabilização por cristalização integral

Penetron Admix e Penebar SW-55, da Penetron Brasil, impermeabilizaram 28 tanques com 4,5 milhões de litros de água salgada no AquaRio

Impermeabilização - Cristalização - Aquário
Com a impermeabilização por cristalização integral, a
própria estrutura apresentou-se como um elemento de
impermeabilização (Foto: Divulgação Penetron Brasil)

AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul. Localizado na Zona Portuária da capital fluminense. O empreendimento possui 26 mil m² distribuídos em cinco andares de visitação com 28 tanques (o maior deles tem 7 m de profundidade e 500 m² de área, permitindo o mergulho com peixes, tubarões, baleias, tartarugas marinhas e arraias), 4,5 milhões de litros de água salgada e mais de 3 mil animais de 350 espécies diferentes.

Outra atração do local é o grande túnel acrílico, feito com a proposta de proporcionar a sensação de estar dentro do mar. Além disso, conta com placas interativas que explicam sobre a origem das espécies.

Construído pela empresa Kreimer Engenharia e inaugurado em novembro de 2016, o complexo também recebe um museu de ciência, loja, café e área de exposições para eventos temporários.

DESAFIO

Um dos grandes desafios da obra foi a etapa de impermeabilização dos grandes tanques, que deveria ser feita com produtos de bom desempenho para garantir a durabilidade. Envolveu a procura por uma tecnologia diferenciada no mercado, capaz de garantir aplicação mais simples e rápida do que os produtos convencionais, inclusive dispensando a necessidade de utilizar sistemas de drenagem.

SOLUÇÃO

Os engenheiros recorreram ao know-how da Penetron Brasil na impermeabilização por cristalização integral. Utilizou-se o Penetron Admix, um aditivo adicionado ao traço do concreto no momento da sua produção. Com isso, proporcionou ganho de tempo na execução, pois a própria estrutura apresentou-se como um elemento de impermeabilização.

O produto é feito por compostos químicos ativos que têm a capacidade de reagir com a umidade do concreto fresco e com os produtos da hidratação do cimento, formando uma estrutura cristalina insolúvel nos poros e nos capilares do concreto. Cria uma estrutura permanentemente selada contra a penetração da água.

“Como o aditivo reage com a água, qualquer fissura que venha a surgir futuramente na estrutura acaba selada. Ou seja, possíveis passagens de líquidos fazem com que o desempenho da impermeabilização melhore com o passar do tempo”, destaca o engenheiro Cláudio Ourives, diretor executivo da Penetron Brasil.

A etapa de impermeabilização contou, ainda, com o Penebar SW-55, também fornecido pela Penetron Brasil. Trata-se de um composto de selamento que se expande de forma controlada ao ser exposto à umidade.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Penetron Admix é um aditivo para impermeabilização por cristalização integral. Consiste de cimento Portland, areia de sílica fina tratada e compostos químicos ativos. Além de garantir uma estrutura totalmente protegida contra a penetração de água ou de outros líquidos em qualquer direção, também assegura resistência contra a deterioração causada por agentes agressivos na atmosfera.

Outro diferencial é o fato de não gerar resíduos, otimizando a funcionalidade do canteiro. É indicado para edificações candidatas à certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por ser isento de compostos orgânicos voláteis (VOC).

Pode ser utilizado em reservatórios, estações de tratamento de água e efluentes, estruturas de contenção secundárias, túneis, lajes de subsolo, fundações, estacionamentos subterrâneos, piscinas e componentes pré-moldados.

Penebar SW-55 é feito à base de materiais hidrofílicos. É um material de selamento para aplicações em juntas de construção. Não se expande prematuramente, mesmo com o lançamento do concreto fresco. É ideal para diversas estruturas, como fundações, painéis pré-moldados, túneis, juntas de concretagem entre concreto novo e velho, poços de inspeção e de elevador, paredes diafragmas, reservatórios, tubulações de concreto, lajes de subpressão em estacionamentos subterrâneos e estruturas subterrâneas.

Descrição da Obra
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Data da obra: 2016
Construtora: Kreimer Engenharia
Fornecedor: Penetron Brasil
Produto: Penetron Admix | Penebar SW-55
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Penetron Brasilno Portal AECweb

Siga o Portal AECweb no Facebook
Fique informado e atualizado Novidades e tendências do setor Curiosidades da Engenharia Referências da Arquitetura Conteúdo leve e descontraído

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.

+55 (11) 3879-7777

Fale conosco