O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta Cima Fornecedores
  • Seta Cima Produtos
  • Seta Cima Arquitetura
  • Seta Cima Equipamentos
  • Seta Cima Revista Digital
  • Seta Cima Web Seminários
  • Seta Cima Conexão AEC
  • Seta Cima Blog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou Produto Utilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > > FEMSA - Coca-Cola conta com solução de envidraçamento da Avec Design

Avec Design

FEMSA - Coca-Cola conta com solução de envidraçamento da Avec Design

O Sistema Ecoglazing® foi um dos produtos utilizados para revestir o cubo de vidro e a fachada do prédio administrativo

Prédio administrativo - FEMSA-Coca- Cola
Prédio administrativo da FEMSA – Coca-Cola em Itabirito, Minas Gerais (Foto: Divulgação Avec Design)

Inaugurada em junho de 2015, a fábrica da Coca-Cola FEMSA, situada na cidade de Itabirito, região central de Minas Gerais, é considerada a unidade mais moderna da empresa no mundo. Ocupa um lote de 320 mil m² e sua planta industrial de 65 mil m² é preparada não apenas para a produção de refrigerantes, mas também para receber outras linhas de produção da marca.

CUBO DE VIDRO

Sistema Ecoglazing
Sistema Ecoglazing® – 1500 m² | 45 toneladas
(Foto: Divulgação Avec Design)

Desafio

Na área de envase dos refrigerantes era exigido um fechamento interno integralmente em aço inoxidável e vidro com controle da temperatura e humidade, ausência de contaminantes e materiais resistentes a lavagens com solução de soda cáustica. Tudo isso a partir de uma estrutura envidraçada resistente e fácil de manter.

A estrutura envidraçada, de 15 m de altura, não poderia ser fixada ao teto e os apoios deveriam ser feitos somente no piso e nas colunas (com 42 m de distância).

Tabela

Solução

Cubo de vidro
Área de envase contou com uma estrutura completa composta somente de inox, vidro e silicone (Fotos: Divulgação Avec Design)

Um dos produtos utilizados para o acabamento foi o Sistema Ecoglazing®, um caixilho sintético em borracha de silicone de alta consistência HTV (vulcanizados à alta temperatura), que substitui os convencionais caixilhos metálicos nos fechamentos ou revestimentos de edificações.

Os painéis de vidro são emborrachados pelo método VES (Vidro Encapsulado em Silicone), recebendo em suas bordas perfis de puro silicone com a dureza, cor e formato adequado à aplicação final.

Esses painéis foram aplicados sobre estruturas de inox 304 polido, envidraçando e revestindo com uma ligação elástica definitiva por meio de colagem estrutural (fixação química), por garras e presilhas em aço inoxidável (fixação mecânica).

Mesmo em geometrias complexas, a tecnologia simplifica todas as etapas produtivas, oferecendo durabilidade, segurança e desempenho superiores.

PRÉDIO ADMINISTRATIVO

Planos de vidro
Grandes planos de vidro do prédio administrativo possibilitaram conforto térmico e transparência (Foto: Avec Design)

Desafio

Já o projeto do prédio administrativo deveria ser concebido com grandes planos de vidro para possibilitar conforto ambiental e transparência. Ao mesmo tempo, existiu a necessidade de integrar os ambientes internos e externos.

Conheça na Galeria da Arquitetura projetos inovadores que utilizarem o vidro

Do ponto de vista arquitetônico, é possível destacar a fachada com vista panorâmica que favorece a ventilação e a estanqueidade.

Solução

A fachada do edifício administrativo contou com as soluções da Avec, que forneceram 534 m² do Sistema Ecoglazing®, 38 m² do Guarda-Corpo GC-Pro e 85,50 m² de painéis de ACM.

Foram utilizados, ainda, vidros laminados de controle solar ST 120 de 10 mm, perfis em alumínio da linha Avec Design e polímero hidro-repelente Glass Shield.

As janelas de correr V.E.S – 10, do Sistema SW, também foram especificadas. Elas foram instaladas sobrepostas ao guarda-corpo e atenderam à necessidade de integração entre os ambientes internos e externos do prédio, priorizando iluminação, transparência e controle termoacústico.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

O Sistema Ecoglazing® é constituído por caixilhos sintéticos em borracha de silicone de alta consistência HTV (vulcanizados à alta temperatura), que substituiu os modelos convencionais metálicos nos fechamentos e revestimento da edificação.

O Sistema SW® possibilita o uso de caixilhos sem montantes, com instalação prática e segura. Ele é constituído por janelas de correr V.E.S – 10, que são montadas sobre o guarda-corpo GC-PRO, garantindo transparência e economia de alumínio. Ou seja, dispensa colunas e permite uma visão panorâmica.

Cria uma adequada permeabilidade entre as áreas internas e externas, além de assegurar perfeita estanqueidade. Os vidros utilizados para as janelas do Sistema SW podem ser laminados, temperados ou comuns.

O Guarda-corpo GC-PRO® é um pontalete usado para escorar estruturas. É rígido, transparente, durável e capaz de vencer grandes vãos.

Importante ressaltar que o Glass Shield foi aplicado em todas as áreas de envidraçamento. O produto forma uma película protetora sobre o vidro que repele a água, conserva as características originais do vidro e minimiza o trabalho e os custos de manutenção.

Descrição da Obra
Local: Itabirito (MG)
Data: Início: 2014 / Término: 2015
Construção: Matec Engenharia
Fornecedor: Avec Design
Produtos: Sistema Ecoglazing® | Sistema SW® | Guarda-corpo GC-PRO®

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Avec Designno Portal AECweb

Siga o Portal AECweb no Facebook
Fique informado e atualizado Novidades e tendências do setor Curiosidades da Engenharia Referências da Arquitetura Conteúdo leve e descontraído

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.

+55 (11) 3879-7777

Fale conosco