O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta Cima Fornecedores
  • Seta Cima Produtos
  • Seta Cima Arquitetura
  • Seta Cima Equipamentos
  • Seta Cima Revista Digital
  • Seta Cima Web Seminários
  • Seta Cima Conexão AEC
  • Seta Cima Blog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou Produto Utilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > > Pinos conectores Stud Bolt são utilizados em reforma de ponte

Belle System

Belle System

Belle System Indústria e Comércio de Produtos e Sistemas Construtivos Ltda - EPP

Fabricante
Rua Cantagalo, 89TatuapéSão Paulo-SP-Brasil
Telefone:(11) 3624-0545

Pinos conectores Stud Bolt são utilizados em reforma de ponte

Belle System forneceu toda a tecnologia e equipe técnica para a aplicação, garantindo uma solução completa para a obra

Redação AECweb / e-Construmarket

Ponte Getúlio Vargas
Uma das intervenções utilizou os pinos conectores Stud Bolt, da Belle System, para fazer a integração entre as estruturas metálicas e as de concreto (Foto: Divulgação Belle System)

Cartão postal da Barra do Piraí, município do Rio de Janeiro, a Ponte Presidente Getúlio Vargas – também conhecida como Ponte Metálica – atravessa o Rio Paraíba do Sul e foi construída a partir de um sistema de pré-moldagem concebido na Bélgica. Com extensão aproximada de mil metros quadrados, é constituída por cinco arcadas (cada uma de 50 metros) sustentadas por oito bases de alvenaria.

DESAFIO

Soldagem - Pinos
 
 
 
 
 
 
 
O processo foi relativamente simples, exigindo apenas a
adaptação da pistola para a soldagem dos pinos dentro
dos buracos (Fotos: Divulgação Belle System)

De construção muito antiga, datada do final do século 19, a ponte estava com graves problemas estruturais. Para saná-los, foi necessária uma reforma profunda, executada no ano de 2016, a fim de viabilizar o acesso seguro de veículos e pessoas. O tempo para a obra, no entanto, era muito escasso, exigindo a utilização de sistemas práticos, modernos e que garantissem a resistência adequada à ponte.

SOLUÇÃO

Uma das intervenções utilizou os pinos conectores Stud Bolt, da Belle System, para fazer a integração entre as estruturas metálicas e as de concreto. A empresa forneceu 490 deles, na dimensão de Ø 19 mm x 100 mm. Os produtos atendem às normas de soldagem e acompanham os equipamentos adequados para a execução.

“Disponibilizamos uma equipe treinada e certificada para fazer a aplicação, que consistiu na soldagem dos pinos dentro dos orifícios e nas aberturas do concreto, de modo a alcançar a viga de aço e, assim, corrigir as imperfeições estruturais”, conta Renato Messa Meneghello, engenheiro e gerente de processos Stud Bolt na Belle System.

O processo foi relativamente simples, exigindo apenas a adaptação da pistola para a soldagem dos pinos dentro dos buracos. Considerando o momento de chegada dos aplicadores na obra, o ajuste dos equipamentos e a limpeza dos orifícios, foi necessário apenas um dia e meio para realizar a etapa.

“Vale ressaltar que a Belle System fez toda uma análise do projeto para verificar as melhores condições e opções para a execução da obra. Atendemos de prontidão e contribuímos para o alcance de bons resultados”, complementa Meneghello.

Processo de soldagem: como funciona

O processo de soldagem por eletrofusão, que permite a união do concetor à viga, viabiliza-se com o auxílio de uma pistola controlada por temporizador. Nesse caso, o conector possui em sua extremidade um pino de fluxo sólido, que atua como um desoxidante e estabilizador do arco de solda. É colocado um anel cerâmico sobre o conector para delimitar a área de soldagem, impedindo o escoamento do arco de solda.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Pinos aplicados
A Belle System forneceu 490 pinos conectores, na dimensão de Ø 19 mm x 100 mm (Foto: Divulgação Belle System)

Os pinos conectores de cisalhamento Stud Bolt são fabricados de acordo com a norma AWS D1.1, em aço com baixo teor de carbono e com limite de resistência de 450 Mpa (45,87 kgf/mm²). São ideais para aplicação em diferentes estruturas, como laje steel deck, pontes e passarelas, estacionamentos, prédios de estrutura em aço, placas de ancoragem, setor naval, usinas de energia, refinarias e mais.

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Belle System no Portal AECweb

Siga o Portal AECweb no Facebook
Fique informado e atualizado Novidades e tendências do setor Curiosidades da Engenharia Referências da Arquitetura Conteúdo leve e descontraído

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.

+55 (11) 3879-7777

Fale conosco