A palestra mostra as simulações possíveis do comportamento dos componentes instalados, ensaios e métodos numéricos; formas de pensar o projeto e critérios para escolha dos materiais em face da análise de ciclo de vida.

Tópicos
  1. Requisitos gerais
  2. Requisitos para os sistemas estruturais
  3. Requisitos para os sistemas de pisos
  4. Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE
  5. Requisitos para os sistemas de coberturas
  6. Requisitos para os sistemas hidrossanitários
Assista o Web Seminário na íntegra
evento encerrado

Vera Fernandes Hachich

Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; sócia gerente da Tesis - Tecnologia e Sistemas em Engenharia, membro do Conselho Deliberativo e coordenadora do comitê de materiais do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

Foto: Marcelo Scandaroli

Como pioneiro no uso do aço no Brasil Zanettini reuniu as várias etapas dessa trajetória que ilustram a evolução do conhecimento da tecnologia do aço na solução de projetos de todas as tipologias, mostrando a versatilidade e a inovação contínua em edificações com estrutura metálica. Esta apresentação engloba também a experiência de quatro décadas como professor e 53 anos como profissional dedicados a questões bioclimáticas, ecológicas, ecoeficientes e sustentáveis.

Tópicos
  1. Arquitetura contemporânea/ Fundamentos
  2. A tecnologia do aço
  3. Arquitetura e responsabilidade ambiental
  4. Ilustração de projetos e obras
Assista o Web Seminário na íntegra
evento encerrado

Siegbert Zanettini

Siegbert Zanettini é arquiteto urbanista e professor titular pela FAU-USP 1959. Titular da Zanettini Arquitetura, sua obra inclui 1.200 projetos realizados em mais de 5 milhões de m², além de 40 anos dedicados ao conhecimento acadêmico. Recebeu inúmeros prêmios nacionais, internacionais e de sustentabilidade.

Foto: Fabia Mercadante

Com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre projetos de arquitetura urbana que envolvem o equilíbrio entre aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos, valorizando assim práticas de sustentabilidade para a requalificação e revitalização das cidades, Adriana Levisky irá apresentar alguns de seus trabalhos que envolvem a viabilização de ações público-privadas, gestão urbana e instrumentos jurídicos e urbanísticos como ferramentas indispensáveis para promover o crescimento ordenado e sustentável nas cidades contemporâneas.

Tópicos
  1. Gestão urbana: infraestrutura, geografia, aspectos psicossociais, cultura e mercado
  2. Índices de mensuração dos impactos e infraestruturas urbanas
  3. O papel da legislação edilícia e dos instrumentos jurídicos e urbanísticos
  4. A ação pública, a ação privada e as perspectivas de parcerias público-privadas
Assista o Web Seminário na íntegra
evento encerrado

Adriana Levisky

Adriana Levisky é arquiteta urbanista titular da Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, vice-presidente da AsBEA São Paulo (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), representante do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) na CEUSO (Comissão de Edificações e Uso do Solo) e conselheira do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).

Foto: Divulgação

Top