Alternativa para revitalizar uma edificação, suas instalações e equipamentos, o retrofit torna os empreendimentos mais eficientes. Nelson Dupré exemplifica com o case da Estação Júlio Prestes, transformada na Sala São Paulo – uma das melhores salas de concerto do mundo.

Tópicos
  1. Conceito
  2. Restauro
  3. Modernização
  4. Tecnologias
Assista o Web Seminário na íntegra
evento encerrado

Nelson Dupré

Arquiteto graduado em 1973, pela Universidade Mackenzie, onde atualmente leciona na disciplina de Projetos. Foi coordenador de projetos da Botti Rubin Arquitetos de 1972 a 1985, ano em que fundou a Dupré Arquitetura e Coordenação S/S Ltda. Desde então desenvolve projetos de médio e grande porte, sendo responsável por mais de três milhões de metros quadrados construídos. Foi premiado várias vezes, no Brasil e no exterior e recebeu em 2013, pela Universidade Mackenzie, o título de Doutor por Notório Saber em Arquitetura e Urbanismo.

Ministrada por Roberto Lamberts, a palestra tem como objetivo transmitir noções básicas de técnicas de combate ao desperdício de energia elétrica em edificações a fim de que os novos edifícios sejam projetados de modo a proporcionar conforto ambiental e eficiência energética.

Tópicos
  1. Consumo de energia no brasil e no mundo
  2. Desenvolvimento sustentável?
  3. Legislação e etiquetagem em eficiência energética
  4. Soluções para obter maior eficiência
  5. O setor residencial
  6. O setor comercial
Assista o Web Seminário na íntegra
evento encerrado

Roberto Lamberts

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRGS, mestrado em Engenharia pela UFRGS e doutorado em Civil Engineering - University of Leeds (1988). Atualmente é professor titular da UFSC. Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Eficiência Energética, desempenho térmico de edificações, bioclimatologia e conforto térmico. É supervisor do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações na UFSC, coeditor do periódico Ambiente Construído, membro do comitê editorial do periódico Journal of Building Performance Simulation.

Os problemas de abastecimento de água vêm se agravando pelo aumento da demanda e redução da oferta. Nunca foi tão clara a importância do consumo racional deste recurso. Orestes Gonçalves fala sobre oferta e demanda, uso da água em edifícios, indicadores e soluções.

Tópicos
  1. Oferta x Demanda
  2. Uso da água em edifícios
  3. Gestão e indicadores do consumo
  4. Ações nos sistemas prediais
  5. Adequação tecnológica
  6. Gestão da demanda
  7. Programas especiais
Assista o Web Seminário na íntegra
evento encerrado

Orestes Gonçalves

Graduou-se em Engenharia Civil (1974), obteve o mestrado (1979), o doutorado (1986) e a livre docência (1997) em Engenharia de Construção Civil, na Poli-USP. Atualmente é professor titular da Poli-USP, onde coordena o grupo de ensino, pesquisa e extensão de Engenharia de Sistemas Prediais do Departamento de Engenharia de Construção Civil. É diretor da Tesis -Tecnologia de Sistemas em Engenharia, e membro da Comissão W62 - Water Supply and Drainage for Buildings do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction.

Top