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A importância da comunicação visual em ambientes de saúde

Artigo de Lara Kaiser, líder de Healthcare Practice do estúdio da Perkins and Will em São Paulo

O sistema de sinalização em edificações hospitalares pode ser um detalhe pouco percebido por seus usuários. Exceto quando mal executado. A comunicação visual ineficiente prejudica o andamento dos processos administrativos e até terapêuticos dessas instalações.

Em qualquer local, um direcionamento confuso gera desconforto, frustração e estresse. Em um hospital, esse ruído tem consequências ainda piores, impactando diretamente na experiência oferecida aos colaboradores, visitantes e, principalmente, pacientes. A ansiedade e frustração resultantes dessa dificuldade estão entre as principais queixas dos usuários de unidades de saúde.

Estudos mostram que visitantes com dificuldade de se localizar em hospitais podem parar um colaborador a cada 10 metros para pedir informação sobre o trajeto. Esse aspecto indica o impacto indireto de um sistema de navegação ineficaz no trabalho da equipe hospitalar. A assertividade da comunicação visual é crucial para evitar interrupções, mantendo os colaboradores concentrados e produtivos e, consequentemente, reduzir estresse, riscos de erros e até acidentes.

O sistema de sinalização bem planejado deve informar aos visitantes as etapas de navegação de forma progressiva, onde cada fase fornece apenas a informação necessária para o próximo ponto de decisão até a chegada ao destino.

Assim como a falta de informação, o excesso dela também gera ruído no deslocamento. É comum encontrar sinalizações complexas e mal localizadas em hospitais. Placas que indicam como ir a qualquer ponto X partindo de qualquer ponto Y oferecem uma sobrecarga de informação.

No caso da comunicação visual, menos é mais. Os layouts têm um papel fundamental na sinalização. Um hospital pode ter configurações espaciais complexas e, por isso, é importante remover excessos para evitar distrações e comunicar de forma amigável e intuitiva. Dessa forma, é possível oferecer uma experiência positiva aos pacientes e visitantes, contribuindo com o aumento da satisfação com os serviços prestados no hospital. 

Muito usada na construção de sistemas de localização de edifícios públicos, a metodologia do Wayfinding pode ajudar a desenvolver uma navegação coerente e segura em hospitais. O conceito aplica elementos visuais, auditivos e táteis como “pistas” que ajudam os usuários a se locomoverem de forma instintiva.

Entre as principais diretrizes do Wayfinding aplicadas em hospitais estão:

• Coerência – A sinalização deve ser clara e com termos de fácil entendimento. Os usuários precisam de uma linguagem acessível, aplicada de forma consistente em todos os pontos de contato;
• Flexibilidade – A flexibilidade no sistema de sinalização é essencial em unidades de saúde, já que essas instalações sofrem mudanças frequentes de acordo com necessidades de uso dos departamentos e possíveis expansões;
• Identidade única - É importante que todas as áreas de um hospital sigam o mesmo código de comunicação. A comunicação nas áreas externas e internas, por exemplo, deve ter a mesma identidade para funcionar de forma integrada e evitar confusões;
• Códigos Visuais – Linhas multicoloridas correspondentes a mapas e setores podem facilitar o wayfinding;
• Zoneamento por cores ou ícones – Muitos hospitais usam cores para identificar cada departamento, facilitando e agilizando a localização. Outras instituições também usam imagens e símbolos para ajudar os visitantes a navegarem pelas instalações. Um ursinho de pelúcia, por exemplo, pode representar o departamento de pediatria;
• Tecnologia interativa – A Cleveland Clinic desenvolveu quiosques interativos, nos quais os visitantes podem traçar seus destinos, como em um dispositivo de GPS. Os usuários podem imprimir as direções ou enviá-las para seus smartphones;
• Marcos proeminentes – O MD Anderson Cancer Center, em Houston, instalou uma grande escultura de uma árvore que atua como ponto de referência para os visitantes;
• Atendimento humanizado – Instituições como a Universidade da Pensilvânia e o Hospital Israelita Albert Einstein contam com recepcionistas em tempo integral na entrada do hospital para atender e direcionar os visitantes.

A aplicação dos princípios do Wayfinding facilita a comunicação com pacientes e visitantes, tornando-a clara e amigável. Quando implantado de forma eficiente, o sistema de sinalização de edifícios de saúde resulta em uma experiência positiva para os usuários e, consequentemente, contribui com a eficiência dos processos e serviços de um hospital.

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