• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > Vida útil do projeto

Vida útil do projeto

Vida útil do projeto

Durabilidade

Qualquer produto utilizado na construção civil pressupõe haver durabilidade; essa caracteristica é quantificada normalment pela vida útil de projeto, simbolicamente VUP. Com ela, pode-se estudar a relação custo-benefício, bem como desenvolver programas de manutenção segundo a ABNT NBR 5674. Os usuários devem seguir as instruções do manual de uso, a operação e a manutenção conforme a ABNT NBR 14037, além das instruções dos fabricantes e das recomendações técnicas das inspeções prediais.

Quem define a VUP deve, também, estabelecer as ações de manutenção que devem ser realizadas pelo usuário para assegurar seu atendimento.

A VUP é uma decisão de projeto que deve ser estabelecida inicialmente para balizar todo o processo de produção do bem. Quando se projeta um sistema, um elemento ou um componente é possível escolher entre uma infinidade de técnicas, materiais ou tipos

Definição de VUP

Conforme estabelecido na ABNT NBR 15575 – Desempenho de edifícios habitacionais: Requisitos gerais –, a VUP de um sistema, elemento ou componente é o período estimado de tempo em que estes foram projetados para atender aos requisitos de desempenho, obviamente desde que cumprido o programa de manutenção previsto.

Nota: manutenção é o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de seus sistemas constituintes para atender às necessidades e segurança dos seus usuários.

Estabelecimento da Vida útil conforme a NBR 15575-1 para vários sistemas, elementos ou componentes

tabela vida útil do projeto
tabela vida útil do projeto
tabela vida útil do projeto
tabela vida útil do projeto
tabela vida útil do projeto
tabela vida útil do projeto
tabela vida útil do projeto
tabela vida útil do projeto
tabela vida útil do projeto

Determinação da vida útil – como pode ser estabelecida

Para a sua determinação, prevista na ABNT NBR 15575, deve-se incorporar três conceitos essenciais:

a) o efeito que uma falha no desempenho do subsistema ou elemento acarreta;

b) a maior facilidade ou dificuldade de manutenção/reparação em caso de falha no desempenho;

c) o custo de correção da falha, considerando-se inclusive o custo de correção de outros subsistemas ou elementos afetados.

Para parametrização da VUP, com fundamento nestes conceitos, foram utilizadas as Tabelas C1, C2 e C3 da ABNT NBR 15575 aqui reproduzidas, bem como avaliações subjetivas do autor para a VUP

Tabela C.1 – Efeito das falhas no desempenho

tabela vida útil do projeto

Tabela C.2 – Categoria de vida útil de projeto para partes do edifício

tabela vida útil do projeto

Tabela C.3 – Custo de manutenção e reposição ao longo da vida útil

tabela vida útil do projeto

Com base nos indicadores constantes das Tabelas C1, C2 e C3 é possível calcular a VUP para qualquer sistema, elemento ou componente; basta fazer um cotejamento do objeto em tela, calculando sua VUP conforme critérios indicados na Tabela C4 (abaixo).

As VUP de 1/15 e 1/10 da VUP do edifício podem ser aplicáveis apenas aos componentes. As demais VUP podem ser aplicáveis a todas as partes do edifício (sistemas, elementos e componentes).

Tabela C.4 – Critérios para o estabelecimento da VUP das partes do edifício

tabela vida útil do projeto
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro