• Busque fornecedores, produtos e matérias
Construmanager
LOGIN:  SENHA:Esqueceu sua senha?

Construtoras usam plataforma online para gestão de projetos e obras

Empresas que adotaram ferramentas para a coordenação de projetos online não aceitam mais outros meios de comunicação, como o e-mail. Entenda por quê

Redação AECweb / e-Construmarket

projeto-de-arquitetura-online
Gerir projetos em plataformas online já faz parte do dia a dia de muitas empresas
(SFIO CRACHO/ Shutterstock.com)

Com mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil e no exterior, o grupo Bio Ritmo de academias, que engloba a marca Smart Fit, constrói e reforma unidades o ano todo. A área de gestão de projetos da empresa dedica-se a um cronograma anual de obras novas, executadas em tempo recorde de até três meses. O prazo é ainda mais curto, de poucas semanas, quando se trata da adequação de imóveis existentes à nova função.

Há cerca de quatro anos, a área de gestão de projetos da empresa utiliza o Construmanager, plataforma online para agilizar e garantir a velocidade dos projetos. O recurso também é utilizado pela Incorporadora Patriani que, nos seus cinco anos de atuação, lançou dez empreendimentos e já comercializou mais de 800 unidades. Hoje, tem sete obras em construção e outras dez em fases diversas de desenvolvimento. “Diante dessa grande demanda de trabalho, a plataforma de gestão de projetos online vem ao encontro das necessidades da empresa, gerando maior produtividade, acelerando o processo de troca de informações de maneira segura e garantindo que todos os envolvidos no processo tenham acesso às mesmas informações simultaneamente”, conta Daniela Benedusi, arquiteta e gerente de Projetos da Patriani.

As ferramentas online de armazenamento e troca de informações são, hoje, indispensáveis para que a coordenação do projeto funcione de forma eficiente
Daniela Benedusi

Nessas empresas, a ferramenta faz parte do dia a dia das equipes, a ponto de não serem mais admitidas alterações em projetos encaminhadas por outros meios. “O e-mail, por exemplo, é um canal mais informal de comunicação. E como são muitos os profissionais envolvidos em cada processo, informações importantes podem se perder, tanto do projeto de arquitetura quanto dos complementares”, alerta a técnica em edificações Millene Firme, membro da equipe Bio Ritmo.

No dia a dia, Benedusi só aceita troca de e-mails para consultas pontuais sobre os projetos em andamento. “As ferramentas online de armazenamento e troca de informações são, hoje, indispensáveis para que a coordenação do projeto funcione de forma eficiente. Centralizando tudo em um só local, minimizamos o retrabalho devido a alguma falha de comunicação”, completa.

PLATAFORMA DE USO SIMPLES

O uso da plataforma é, segundo Firme, muito simples. Todos os que atuam em cada empreendimento são cadastrados e automaticamente notificados diante de qualquer alteração, revisão ou comentários referentes aos projetos. Entre outras facilidades da gestão online, é possível fazer comentários no próprio projeto para revisão posterior, sem alterar o projeto original. “Se fosse por e-mail, não funcionaria, já que a demanda é grande e exigiria o envio de notificações para todos os envolvidos, com o risco de esquecer alguém”, completa.

Benedusi vai além ao dizer que a plataforma online faz parte do dia a dia não só da equipe de projetos, mas também das equipes de obra e de orçamento, facilitando os pedidos de cópias e controles, e envio desses documentos. “Na Bio Ritmo, o Construmanager tornou mais fácil orçar a execução da obra. Conseguimos enviar os projetos para terceiros, sem a necessidade de cadastramento das empresas na plataforma, à semelhança de mandar e-mail com cópia oculta. Ao utilizar o canal ‘Enviar para terceiros’, é gerado um link automático para o endereço de e-mail do destinatário – no caso, da construtora que fará o orçamento”, observa Firme.

A tecnologia embarcada na plataforma online é utilizada para todo o universo de projetos do grupo de academias. Porém, quando é criada uma nova unidade em shopping center ou em hipermercado, a área de engenharia da empresa envia até três cópias dos projetos plotados – exigência de alguns centros de compras que não aceitam arquivos digitais. “Depois de cadastrar a plotadora na ferramenta online, conseguimos gerenciar a impressão, tiragem, data de entrega e quem fez a solicitação”, informa.

Daniela Benedusi concorda que é muito simples acessar a plataforma. “As informações estão sempre à mão. Além disso, é uma ferramenta de ótimo custo-benefício e o investimento se justifica, gerando economia de tempo e segurança. A troca eficiente de informações entre as pessoas é fundamental para o sucesso de um empreendimento, sendo utilizada em todos os projetos desenvolvidos pela incorporadora”, completa.

Leia também: Redes sociais e aplicativos podem ser usados a favor da gestão de projetos

Colaboração técnica

Millene Firme – Formação técnica em Edificações no SENAI/RJ em 2013. Cursando o 4º semestre de Engenharia Civil na FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Projetista no departamento de Arquitetura do Grupo Bio Ritmo/Smart Fit desde dez/2014. Experiência em elaboração de projetos executivos de arquitetura e auxiliar em projetos de instalações.
Daniela Benedusi – Arquiteta formada pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, com mestrado em engenharia pela Unicamp. Tem experiência profissional de 25 anos na área de desenvolvimento e gestão de projetos.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.