• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Como instalar paredes de drywall? Aprenda assistindo ao passo a passo

Como instalar paredes de drywall? Aprenda assistindo ao passo a passo

Para entregar um serviço de qualidade, é preciso respeitar as orientações do projeto e estar atento à execução das juntas entre as chapas. Veja as principais etapas em vídeo

Redação Portal AECweb/e-Construmarket

O sistema de paredes de drywall é a solução mais adotada em projetos que precisam de agilidade de execução  e que querem reduzir a geração de resíduos durante a construção. Formado por uma estrutura com perfis de alumínio e fechamento com chapas de gesso acartonado, esse tipo de vedação é montado com facilidade e, depois de pronto, permite acessar com rapidez as instalações elétricas e hidráulicas e os pontos de iluminação embutidos.

Para mostrar as boas práticas de montagem de uma parede de drywall, acompanhamos uma equipe da construtora Tarjab na obra do empreendimento B&B Hotel, em São Paulo. Assista ao vídeo e saiba como montar o sistema.

A instalação das paredes de drywall demanda as seguintes ferramentas:

• Trena
• Estilete
• Espátula
• Nível a laser
• Lápis e régua
• Rebitadeira
• Parafusadeira
• Linha marcadora
• Desempenadeira
• Tesoura de chapa
• Alicate puncionador
• Furadeira com broca e serra copo

PASSO A PASSO PARA EXECUÇÃO DE PAREDES DE DRYWALL

instalacao-parede-de-drywall
A instalação das paredes de drywall gera poucos resíduos em obra (foto: Luiz Guilherme)

1. Utilize o nível a laser para determinar a posição das paredes conforme o projeto. Com a linha marcadora, determine onde as guias de piso, parede e teto serão fixadas.

2. Marque as posições dos montantes e dos pontos de referência para fixação de cargas pesadas. Determine, também, a posição dos pontos de elétrica e hidráulica e das portas.

Dica

Antes de iniciar a fixação, posicione as guias sobre as marcações para visualizar o serviço. Isso permite identificar possíveis ajustes in loco, não previstos no projeto. As alterações devem ser validadas pelo engenheiro da obra.

3. As guias devem ser revestidas com uma banda acústica na face que ficará em contato com pisos, paredes e teto. A largura e o comprimento da fita devem ser iguais aos da guia.

4. Fixe as guias no piso, na parede e no teto com pinos de aço e a rebitadeira. A distância entre os pinos deve ser de, no máximo, 60 cm.

5. Em seguida, fixe os montantes intermediários nas guias com auxílio de uma parafusadeira. O comprimento do montante deve ser 1 cm menor do que o pé-direito do ambiente, para que possa se ajustar com folga entre as guias.

6. Instale reforços de madeira nos montantes em que serão ancoradas peças pesadas, como TVs, armários e pias.

Dica

Em locais que exijam reforço extra, os montantes podem ser compostos por perfis duplos, montados em forma de caixão (contato entre as abas dos perfis) ou em forma de "H" (contato entre as almas dos perfis).

7. Fixe as chapas de gesso acartonado na estrutura com parafusos fornecidos pelo fabricante. A distância entre eles deve ser de 250 mm e a 10 mm da borda da chapa.

8. Para cortar as placas destinadas à região da porta, marque a área de recorte com lápis e régua. Em seguida, faça o corte com ajuda de um estilete.

9. Fure as chapas e posicione as caixas de elétrica e os pontos de hidráulica conforme o projeto.

10. Monte as instalações elétricas e hidráulicas.

11. Preencha os vazios da parede com material isolante térmico e acústico.

12. Feche a parede na face oposta, repetindo os passos 7, 8 e 9.

13. Com uma desempenadeira, aplique uma camada de massa para tratamento de juntas entre as chapas. Execute o procedimento nas duas faces da parede.

14. Aplique uma fita de papel microperfurado sobre a massa. Com auxílio de uma espátula, pressione firmemente a fita sobre a primeira camada de massa para remover eventuais bolhas.

15. Repita os passos 13 e 14 e execute mais uma camada de tratamento de juntas.

16. Por fim, aplique a massa para tratamento de juntas nos furos dos parafusos.

17. Aguarde a secagem antes de executar o revestimento da parede (pintura, azulejos, massa texturizada etc.)

ERROS COMUNS

Durante a execução do serviço, preste atenção nesses detalhes:

- Ao fixar as chapas de drywall, as juntas devem ficar desalinhadas. Caso contrário, criam-se regiões de tensão que formam trincas na parede.

- A mesma regra vale para juntas de paredes com chapa dupla. Os encontros entre as chapas devem ser sempre intercalados para distribuir as tensões de maneira uniforme pela superfície.

- Nunca se deve executar juntas verticais próximas a portas e janelas. O local está mais submetido a esforços e, portanto, mais sujeito a trincas e fissuras.

- Os parafusos de fixação próximos também devem ficar desalinhados, para não criar um ponto de fragilidade nos montantes.

AGRADECIMENTOS

Tarjab Construtora e Incorporadora

Apoio: Sérgio Fernando Domingues (diretor técnico)

Empreendimento: B&B Hotel (São Paulo - SP)

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro