• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Instalação e manutenção adequadas são decisivas para a segurança de aquecedores

Instalação e manutenção adequadas são decisivas para a segurança de aquecedores

Para evitar intoxicações, equipamentos devem ser submetidos a inspeções periódicas. Esclareça as dúvidas mais comuns relacionadas ao tema

Texto: Juliana Nakamura

manutencao-de-aquecedores-a-gas
Os aquecedores a gás devem ser submetidos à manutenção preventiva anualmente (foto: Braslavets Denys/shutterstock)

Acidentes recentes com vítimas fatais em Santiago (Chile), Campos do Jordão (SP) e Santo André (SP) colocaram em evidência a segurança de aquecedores a gás.

Veja no Portal AECweb tipos e marcas de aquecedores a gás

Confira também fornecedores do equipamento

Esses equipamentos são sinônimos de conforto, por proporcionarem água quente com ampla vazão em múltiplos pontos, incluindo chuveiros e torneiras. No entanto, quando há falhas de instalação ou quando a manutenção é negligenciada, eles podem motivar vazamentos perigosos, mesmo sendo fiscalizados pelo INMETRO e podendo contar com dispositivos de segurança, como o corta gás.

Confira a seguir respostas a cinco questões bastante comuns relacionadas aos aquecedores de água a gás.

1- COMO IDENTIFICAR SE O AQUECEDOR ESTÁ COM PROBLEMAS?

A combustão incompleta é um dos problemas que colocam em risco a segurança dos usuários de aquecedores a gás. Ela resulta na emissão de gases, sobretudo monóxido de carbono, fora dos limites adequados. Em ambientes confinados, a combustão incompleta pode se tornar letal.

Mas é possível perceber se o equipamento apresenta falhas de combustão. “Um dos sinais de que algo não está funcionando bem é a fuligem escura ao redor do terminal da chaminé ou paredes com fuligem negra. Além disso, a chama dos aquecedores, normalmente azul, fica com tons alaranjados e/ou avermelhados quando a combustão não é perfeita”, explica o engenheiro Ailton Pereira da Silva, supervisor de pós-venda e de engenharia de aplicação da Bosch Termotecnologia. Segundo ele, o usuário também deve ficar atento a um eventual aumento no consumo de gás, que pode ser decorrente da perda de eficiência do equipamento.

Um dos sinais de que algo não está funcionando bem é a fuligem escura ao redor do terminal da chaminé ou paredes com fuligem negra. Além disso, a chama dos aquecedores, normalmente azul, fica com tons alaranjados e/ou avermelhados quando a combustão não é perfeita
Ailton Pereira da Silva

Os aquecedores eletrônicos, mais modernos, costumam apresentar códigos de erro em seus painéis quando a combustão não está adequada. Nesses aparelhos, quando o vazamento ocorre em níveis críticos, há o desligamento automático.

2- AQUECEDORES A GÁS PRECISAM PASSAR POR MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

Sim. Segundo Leonardo Abreu, presidente da Associação Brasileira de Aquecimento a Gás (Abagás), os aquecedores a gás devem ser submetidos à manutenção preventiva anual. O objetivo é verificar as condições normais de funcionamento de todos os componentes. Atenção extra deve ser dada aos equipamentos mais antigos, naturalmente mais suscetíveis ao desgaste de alguns componentes.

Algumas empresas especializadas também fazem medição dos gases no ambiente, conferindo se os parâmetros estão dentro das condições aceitáveis
Ailton Pereira da Silva

A intervenção consiste basicamente na limpeza da câmara de combustão e na checagem de queimadores, filtro de água e duto da chaminé. Este último, aliás, deve ser substituído sempre que as inspeções detectarem indícios de corrosão ou furos. “Algumas empresas especializadas também fazem medição dos gases no ambiente, conferindo se os parâmetros estão dentro das condições aceitáveis”, comenta Silva.

3- POR QUE O EXAUSTOR É TÃO IMPORTANTE PARA O FUNCIONAMENTO DOS AQUECEDORES A GÁS?

Aberturas de ventilação permanentes são fundamentais para assegurar o desempenho do aquecedor e a segurança de seus usuários. Em casas e apartamentos, todos os aquecedores a gás devem ser instalados com chaminé de exaustão. “Esse duto é responsável por conduzir os gases resultantes da combustão para fora do ambiente. Entre eles, o monóxido de carbono, que não tem cheiro, nem cor e é extremamente tóxico”, alerta Silva. Ele lembra que há normas que orientam a instalação dos aquecedores e o dimensionamento da ventilação. Por isso mesmo, é muito importante que o equipamento seja instalado por profissionais de empresa especializada, credenciada por órgãos competentes e pelos fabricantes.

4- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA A INSTALAÇÃO DE AQUECEDORES DOMÉSTICOS?

A instalação de aquecedores a gás deve seguir as diretrizes da ABNT NBR 13.103:2013 – Instalação de aparelhos de gás para uso residencial – Requisitos. Esta norma estabelece que o local de instalação deve atender aos requisitos de volume mínimo e ter aberturas de ventilação permanentes adequadas ao tipo de aparelho e sua potência.

A norma determina, ainda, que as válvulas de fechamento do gás combustível sejam de fácil acesso. Além disso, tubos flexíveis de alimentação de gás e dutos de exaustão devem estar bem conservados e livres de fissuras.

5- QUAIS SÃO AS NORMAS TÉCNICAS VIGENTES QUANDO O ASSUNTO É AQUECEDOR DE ÁGUA A GÁS?

• ABNT NBR 13.103:2013 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial – Requisitos.
• ABNT NBR 8130:2004 – Aquecedores de água a gás instantâneo – Requisitos e Métodos de ensaio
• ABNT NBR 5899:1995 – Aquecedores de água a gás instantâneo – Terminologia
• ABNT NBR 10.540:2016 – Aquecedores de água a gás tipo acumulação – Terminologia
• ABNT NBR 10.542:2015 – Aquecedores de água a gás tipo acumulação – Ensaios

Leia também: Saiba como garantir a segurança do sistema de aquecimento a gás

Colaboração técnica

Ailton Pereira da Silva – Engenheiro eletricista, é supervisor de pós-venda e de engenharia de aplicação da Bosch Termotecnologia.
Leonardo Abreu – Presidente da Associação Brasileira de Aquecimento a Gás (Abagás) e gerente de marketing na Rinnai Brasil.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro