• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > Isolamento térmico de instalações industriais reduz custos operacionais

Isolamento térmico de instalações industriais reduz custos operacionais

Solução minimiza consumo de energia elétrica e perdas ocasionadas pela alteração de temperatura, além de proporcionar mais segurança e conforto aos usuários

Texto: Gabriel Bonafé

O isolamento térmico de instalações industriais deve ser feito em equipamentos que possuem diferença de temperatura em relação ao clima ambiente, variando entre -50 °C e +750 °C. O serviço abrange tubulações de vapor, de água quente e de água gelada, ar-condicionado, caldeiras, injetoras, tanques de armazenamento, entre outros.

Além de impedir que a matéria trabalhada na instalação não esquente e nem esfrie, o isolamento térmico conserva a energia em toda a planta industrial, fatores que reduzem os custos operacionais da edificação.

“Outra preocupação está no cuidado com a segurança no trabalho, em proporcionar o conforto térmico dos profissionais e reduzir o risco de queimaduras devido às altas e baixas temperaturas”, acrescenta o engenheiro mecânico Marcelo Henrique Andreoli, da empresa Acital Isolamento Térmicos e Acústicos.

isolamento-de-instalacoes-industriais
Isolamento térmico de tubulação industrial (Dmitry Kalinovsky/ Shutterstock.com)

CONSUMO DE ENERGIA

Com as instalações industriais isoladas termicamente, o uso de energia na fonte geradora é menor, o que consequentemente reduz os custos de consumo. A economia total da edificação varia sobre diversos aspectos, como tipo de combustível utilizado, local da instalação industrial, condições ambientais, impostos locais, entre outros.

“O payback (retorno dos investimentos) de um sistema de isolamento térmico acontece, na maioria dos casos, em aproximadamente um ano”, calcula o engenheiro mecânico José Custódio, diretor de negócios da empresa Reframax.

O payback de um sistema de isolamento térmico acontece, na maioria dos casos, em aproximadamente um ano
José Custódio

MINIMIZANDO PERDAS

Outro fator que reduz os custos operacionais da edificação é a minimização de perdas. Isso porque o transporte de matérias em dutos e outras instalações industriais termicamente isoladas é mais seguro, pois ele acontece sem alteração de temperatura.

“Sem o isolamento, muitos produtos acabam sendo desperdiçados devido à perda de temperatura no seu transporte, chegando ao ponto final inutilizáveis ou até mesmo trancados nas tubulações”, esclarece Andreoli.

O isolamento térmico protege, ainda, os cascos dos equipamentos e tubulações industriais contra os efeitos das intempéries, o que aumenta sua vida útil e minimiza a necessidade de manutenção.

SEGURANÇA E CONFORTO DO USUÁRIO

Instalações industriais que trabalham com temperaturas elevadas podem ocasionar acidentes de trabalho dos mais variados níveis de gravidade. “Um equipamento que dissipa calor para o ambiente o mantém com temperatura mais elevada e faz com que o colaborador canse rapidamente, podendo causar choque térmico naqueles que não trabalham constantemente neste calor”, exemplifica Andreoli.

Sem o isolamento, muitos produtos acabam sendo desperdiçados devido à perda de temperatura no seu transporte, chegando ao ponto final inutilizáveis ou até mesmo trancados nas tubulações
Marcelo Henrique Andreoli

Dessa forma, a medida apresenta extrema relevância para o aumento da segurança dos usuários que trabalham ou que transitam nas proximidades dos equipamentos e tubulações.

Além disso, há também um aumento no conforto térmico. “Com baixa variação de temperatura, os ambientes internos tornam-se mais agradáveis, mesmo que se esteja ao lado de equipamentos muito quentes”, afirma Andreoli.

SOLUÇÕES

Existem diversas soluções para realizar o isolamento térmico das instalações industriais, com diferentes níveis de redução de condutividade térmica. Há, inclusive, sistemas desenvolvidos para necessidades específicas. “Por isso, é necessário analisar tecnicamente cada projeto”, pondera Andreoli.

O importante é assegurar que a solução especificada proporcione às instalações uma temperatura próxima a ambiente. Os materiais mais utilizados são lãs de vidro e de rocha, fibra cerâmica e mantas removíveis. Essa última apresenta vantagens na recomposição ou manutenção parcial das instalações.

Leia também:
Materiais e soluções técnicas oferecem conforto térmico aos ambientes
Sistema de exaustão garante conforto térmico e segurança
Efeito chaminé pode contribuir para o conforto térmico das edificações

Colaboração técnica

jose-custodio
José Custódio – Formado pelo CEFET/MG em Engenharia Mecânica, possui ampla experiência no seguimento de isolamento térmico, atuando na engenharia e montagens de grandes projetos no Brasil. É diretor de Negócios da Reframax.
marcelo-andreoli
Marcelo Henrique Andreoli – graduado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Gestão Estratégica Empresarial. É engenheiro da Acital Isolamento Térmicos e Acústicos.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro