• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Saiba como construir churrasqueiras com blocos de alvenaria passo a passo

Saiba como construir churrasqueiras com blocos de alvenaria passo a passo

Elaboração de projeto prévio, escolha dos tijolos mais adequados e dimensionamento do sistema de exaustão são aspectos críticos. Veja dicas

Texto: Juliana Nakamura

churrasqueira-alvenaria
Especificação do material ideal para cubas e bancadas depedende de diversos fatores (Crédito: shutterstock.com / bogdanhoda)

Simples de serem construídas, tanto em áreas externas quanto em varandas, as churrasqueiras de alvenaria valorizam imóveis e garantem momentos de lazer a seus usuários. Mas ainda que seu sistema construtivo seja amplamente conhecido, erguer esse tipo de estrutura requer atenção a alguns detalhes, ainda mais porque não há, até o momento, norma técnica regulamentadora que oriente a sua execução.

Churrasqueiras para varandas
Churrasqueiras pré-fabricadas em concreto

É fundamental que o dimensionamento da churrasqueira leve em conta o tamanho das grelhas disponíveis no mercado
Luiz Fernando Silva Borges

ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS

Os cuidados começam ainda na escolha dos materiais que serão utilizados na churrasqueira. A argamassa para assentamento precisa ser adequada para esse tipo de aplicação. Da mesma forma, em vez de tijolos comuns, devem ser usados blocos refratários.

“O termo refratário é atribuído a um grupo de materiais, geralmente cerâmicos, capazes de suportar altas temperaturas sem perder suas propriedades físico-químicas, ou seja, resistência, alta condutividade térmica e condutividade elétrica”, explica o engenheiro Luiz Fernando Silva Borges, da construtora Santa Rosa.

O ideal é que a churrasqueira esteja em local afastado de correntes de vento e que não direcione a fumaça para ambientes indesejados, como dormitórios e salas
Giovanna Gogosz

Segundo ele, a escolha da grelha de aço inox também deve receber atenção especial, sobretudo porque precisa ter dimensões compatíveis com a área interna da churrasqueira. “É fundamental que o dimensionamento da churrasqueira leve em conta o tamanho das grelhas disponíveis no mercado”, alerta o engenheiro.

PROJETO DE CHURRASQUEIRA

Para uma execução sem erros e retrabalhos, é importante ter em mãos um projeto prévio que defina todos os detalhes construtivos. Esse trabalho deve ser feito por um arquiteto, profissional habilitado para dimensionar o sistema de exaustão e projetar detalhes como juntas e arremates.

O projeto também deve se atentar à localização da churrasqueira. “O ideal é que ela esteja em local afastado de correntes de vento e que não direcione a fumaça para ambientes indesejados, como dormitórios e salas”, afirma a arquiteta Giovanna Gogosz.

PASSO A PASSO

1- A construção de uma churrasqueira de alvenaria começa com a definição do local de instalação, a realização das medições e a marcação das linhas de referência.

2- Em seguida, inicia-se o assentamento da primeira fiada de blocos de acordo com as dimensões pré-definidas.

3- As demais fiadas são assentadas com os blocos amarrados, respeitando as aberturas previstas em projeto.

4- Recomenda-se a retirada constante do excesso de argamassa depositada entre os blocos. Isso pode ser feito com colher de pedreiro.

5- As lajes (na base e no meio da churrasqueira) devem ser executadas em concreto armado com barras de ferro. No caso da laje superior, a execução só pode acontecer após o escoramento com blocos e ripa de madeira e da colocação de fôrmas de madeira.

6- Antes de continuar com a execução da estrutura, deve-se instalar a gaveta de aço inox.

7- O assentamento prossegue conforme o número de fiadas definido em projeto.

8- A parte de trás da churrasqueira (em contato com a parede) deve receber blocos laminados (perfurados), que servem para suportar os espetos.

9- O trabalho continua com o assentamento dos tijolos e a execução da chaminé em forma de torre.

10- Concluída a estrutura, deve-se instalar a tampa da chaminé, a soleira de granito e a cuba interna da churrasqueira, também com tijolos e argamassa refratária.

11- O passo seguinte é dar acabamento à alvenaria, retirando eventuais sobras de argamassa com lixa.

12- Depois da instalação do suporte de aço inox para espetos, a churrasqueira estará pronta. No entanto, ela só pode ser utilizada após a conclusão da cura do concreto, o que ocorre entre 3 a 5 dias, a depender das condições climáticas no local.

Atenção: A execução da chaminé é um dos pontos mais críticos que envolvem a construção de uma churrasqueira de alvenaria. “Uma boa prática de execução é deixar dois apoios inclinados dentro do duto. Esses apoios impedirão o retorno da fumaça para a área do churrasco, obrigando-a a sair pelo caminho projetado para isso”, diz Borges.

COMO CONTRATAR

Antes de contratar uma empresa para construir uma churrasqueira, é necessário averiguar suas referências. “Vale perguntar a opinião de pessoas que já fizeram trabalhos com essa empresa, pedir para ver churrasqueiras já executadas e observar atentamente a qualidade do acabamento”, sugere Giovanna Gogosz. Também é possível analisar atestados de capacidade técnica como comprovação de credibilidade e experiência.

“Aprovada a contratação da empresa, é coerente cobrar a apresentação da nota fiscal e o certificado dos tijolos adquiridos, além de relatórios fotográficos das etapas da obra, atestando que todas as premissas foram atendidas”, acrescenta Luiz Fernando Silva Borges.

SAIBA MAIS: Revestimentos para churrasqueiras devem ter resistência ao calor

Colaboração técnica

Giovanna-Gogosz
Giovanna Gogosz – Arquiteta e urbanista, especialista em design de interiores
Luiz-Borges
Luiz Fernando Silva Borges – Engenheiro civil com MBA em Gestão de Marketing pela Fundação Getulio Vargas. Está à frente da Construtora Santa Rosa onde executa projetos de construção e reforma residencial, industrial e para o setor público.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro