• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > Saiba o que levar em conta na hora de contratar serviços de terraplenagem

Saiba o que levar em conta na hora de contratar serviços de terraplenagem

Características do projeto e descarte de material influenciam o custo dessa etapa preliminar. Conheça as etapas do trabalho e os equipamentos exigidos

Texto: Juliana Nakamura


Custo depende das condições do terreno e do descarte do material (foto: shutterstock / Avigator Thailand)

Os serviços de terraplenagem incluem todas as atividades necessárias para preparar o terreno para a implantação de um empreendimento. Realizado em praticamente todas as obras, da construção de casas a rodovias, a terraplenagem pode exigir a retirada do excesso de terra (cortes) ou a adição em locais especificados pelo projeto (aterro).

Veja no Portal AECweb equipamentos para terraplenagem e pavimentação para locação
Veja também equipamentos à venda para terraplenagem e pavimentação

O procedimento compreende quatro etapas principais: escavação, carregamento, espalhamento e transporte do excedente de terra. “A base de todo o trabalho é o perfil do terreno obtido a partir do levantamento planialtimétrico e dos projetos legal/executivo, que determinarão as características que o terreno deverá ter para viabilizar a obra”, explica o engenheiro Carlos Yazbek, gerente de suprimentos na Trisul. Segundo ele, a sondagem por meio de perfurações no solo é igualmente importante para a terraplenagem, uma vez que gera informações valiosas que subsidiam a estratégia de escavação (resistência do solo, grau de umidade, existência de rochas etc.).

A base de todo o trabalho é o perfil do terreno obtido a partir do levantamento planialtimétrico e dos projetos legal/executivo, que determinarão as características que o terreno deverá ter para viabilizar a obra
Carlos Yazbek

CUIDADOS NA CONTRATAÇÃO

Os serviços de terraplenagem podem ser contratados pela construtora junto a uma empresa prestadora de serviço especializada. A construtora pode, também, ela mesma realizar os serviços, alugando equipamentos, se necessário.

Na hora de fazer tomadas de preços, o contratante deve ter o projeto da área que será terraplanada e os volumes de material a serem movimentados.

A construtora deve estar atenta à legislação, em especial sobre a necessidade de obter licença da secretaria de meio ambiente do município para a realização do serviço.

“É dever da construtora observar se a contratada é uma empresa idônea, se tem um lugar autorizado para receber o descarte do material da terraplenagem e se ela trabalha dentro das normas de segurança”, afirma Márcia Santos, gestora de obras do Grupo EPO. Segundo a engenheira, o ideal é que se tenha um profissional capacitado não só para a contratação dos serviços ou dos equipamentos, mas também para fiscalizar a execução dos trabalhos.

“A construtora não pode se eximir de suas responsabilidades ainda que contrate um terceiro para executar a terraplenagem”, acrescenta Yazbek. “É fundamental que haja um monitoramento constante para verificar se a contratada se utiliza de boas práticas de engenharia, bem como aplicar instrumentos de controle tecnológico, como a análise da compactação do solo, para certificar-se de os serviços foram executados de acordo com o planejado”, destaca o engenheiro da Trisul.

É dever da construtora observar se a contratada é uma empresa idônea, se tem um lugar autorizado para receber o descarte do material da terraplenagem e se ela trabalha dentro das normas de segurança
Márcia Santos

EQUIPAMENTOS PARA TERRAPLENAGEM

A definição dos equipamentos utilizados em obras que de movimentação de terra depende do tipo de serviço que será realizado. A produtividade vai variar em função do tamanho e tipo de terreno a ser trabalhado, dos acessos a esse local, das condições meteorológicas, das máquinas utilizadas e da eficiência do operador. O tempo estimado para execução da terraplenagem deve contabilizar a limpeza do terreno, influenciada pelo porte e tamanho da vegetação existente.

“O dimensionamento das máquinas é feito principalmente de acordo com o volume em toneladas ou metros cúbicos de material a ser movimentado”, comenta Felipe Silva, gerente nacional de equipamentos da Lafaete. Ele explica que o cálculo deve considerar o prazo de execução da obra. Afinal, quanto mais enxuto for o cronograma, maior será a demanda por equipamentos em maior quantidade e de maior porte. “A idade dos equipamentos é outro critério a ser analisado, uma vez que máquinas com vida útil expirada tendem a exigir paradas para manutenção, motivando paralisações inesperadas e atrasos na obra”, diz Silva.

O dimensionamento das máquinas é feito principalmente de acordo com o volume em toneladas ou metros cúbicos de material a ser movimentado
Felipe Silva

Cada etapa da terraplenagem exige um tipo de equipamento. Para a escavação são recomendados tratores com lâminas, carregadeiras, escavadeiras e motoniveladoras. Para o transporte do material escavado, são comumente utilizados os caminhões basculantes e os fora de estrada. “Para a compactação do excesso do material, são utilizados rolo pé de carneiro, rolo vibratório, rolo pneumático, rolo de grade, entre outros”, cita Santos.

Além dos equipamentos, um dos fatores de maior impacto no custo de obras de terraplenagem é o descarte de material fora do local da obra. Tal condição pode aumentar consideravelmente os custos do serviço. Afinal, para descartar o material são usados mais caminhões; os aterros cobram para receber o material; e há escassez de bota-fora legalizado próximo das grandes cidades, tornando o descarte de terra cada vez mais oneroso.

LEIA TAMBÉM: Operação de máquinas pesadas envolve planejamento e alto risco nos canteiros

Colaboração técnica

Felipe-Silva
Felipe Silva – Administrador de empresas, é gerente nacional de equipamentos da Lafaete
Marcia-Santos
Márcia Santos– Engenheira civil pós-graduada em engenharia de produção. É gestora de obra do Grupo EPO
Carlos Yazbek –Engenheiro civil, é gerente de suprimentos na Construtora Trisul
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro