• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > Telha de fibrocimento reduz a condutividade térmica e oferece conforto

Telha de fibrocimento reduz a condutividade térmica e oferece conforto

Disponível em diversas dimensões, o material é aplicado em coberturas e fechamentos laterais de simples casas a complexos prédios industriais

Texto: Gabriel Bonafé

telha-de-fibrocimento
As telhas podem ser encontradas em diversas ondulações (Luiz Rocha/shutterstock.com)

Telha de fibrocimento é um material versátil que se adequa em coberturas e fechamentos laterais, garantindo estanqueidade e vedação à obra. “As variações de formato, espessura e comprimento permitem atender aos mais diversos projetos, sejam eles residenciais, comerciais, industriais ou ligados ao agronegócio”, aponta João Carlos Duarte Paes, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e Distribuidores de Produtos de Fibrocimento (Abifibro).

A telha é constituída por cimento reforçado com fibras de amianto ou fibras sintéticas e apresenta vida útil indeterminada. Por ser leve, permite vencer vãos de até 6,5 m, reduzindo a demanda de apoios intermediários e de madeiramento.

DIMENSÕES

A telha de fibrocimento pode ser encontrada em ondulações pequenas (4mm), grandes (5mm e 6mm) e muito grandes (8mm), geometrias que alteram a resistência mecânica do produto. As pequenas são indicadas para uso residencial, as grandes para comercial e as muito grandes para construções industriais.

Além da ondulação, o perfil das telhas também é configurado por diferentes medidas de largura, altura das ondas e comprimentos. “As opções permitem aplicação em diferentes tipos de estruturas, vãos livres e inclinações, bem como permitem variações de design”, considera Gabriel Pontes, gerente de marketing da Eternit.

Em regiões de fortes ventos, deve-se verificar o aperto e a estanqueidade das fixações regularmente
João Carlos Duarte Paes

INCLINAÇÃO

Perfis de telhas estruturais muito grandes permitem executar coberturas quase horizontais, com inclinação mínima de 5 graus. “Em dimensões menores, as inclinações são de 35 graus ou mais, como no caso dos chalés ou construções de estilo europeu, mais comuns no Sul do Brasil. Inclinações da ordem de 15 e 25 graus são as mais usuais”, revela Paes.

Além da questão arquitetônica, a inclinação também influenciará na drenagem da água e ventilação da construção, sendo necessária análise técnica das condições locais para garantir maior qualidade ao projeto.

CONFORTO E RESISTÊNCIA

Com baixo nível de condutividade térmica, a telha de fibrocimento confere conforto às construções. Sua transmissão de watt por metro por kelvin – unidade utilizada para medir condutividade térmica, representada pelo símbolo W/m.K – varia entre 0,3 e 0,4. “O valor é próximo ao da cerâmica (de 0,4 a 0,8 W/m.K) e muito inferior à condutividade térmica das telhas de aço (cerca de 52 W/m.K)”, compara o presidente da Abifibro.

Em relação ao conforto acústico, em comparação com telhas metálicas, a telha de fibrocimento é capaz de atenuar o barulho da chuva. O material também é resistente ao intemperismo, não sendo passível de corrosões ou oxidações.

A pintura das telhas com cores claras proporciona maior reflexão dos raios solares
Gabriel Pontes

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

A norma técnica ABNT NBR 7196, de 2014, regula os métodos e cuidados para montagem da telha de fibrocimento. Para execução, os fornecedores geralmente sugerem a contratação de mão de obra especializada – profissional ‘telhadista’. No entanto, sua leveza e dimensões facilitam os encaixes e agilizam o processo.

É necessário limpar a superfície da telha periodicamente para remover sedimentos ou resíduos orgânicos, bem como acompanhar as condições da instalação. “Em regiões de fortes ventos, deve-se verificar o aperto e a estanqueidade das fixações regularmente”, orienta Paes.

ACABAMENTO

Após seis meses da instalação da telha, é recomendado pintar suas faces interna e externa, reduzindo, assim, a dilatação causada pela umidade. Nesse caso, deve-se recorrer a tintas à base de água ou de resina incolor, que podem ser aplicadas com spray, rolo ou trincha – sempre em superfícies limpas.

“A pintura das telhas com cores claras proporciona maior reflexão dos raios solares”, indica Pontes. Contudo, existem telhas que são produzidas com uma camada superficial branca e reflexiva, com cimento branco e dióxido de titânio, dispensando a pintura posterior e proporcionando significativos ganhos térmicos.

A telha de fibrocimento também pode ser encontrada com acabamento em pigmento vermelho, semelhante à telha de cerâmica.

Leia também:
Telhas metálicas ganham mercado
Cimento: diferentes tipos e aplicações

Colaboração técnica

Gabriel Pontes – Gerente de marketing e administração de vendas da Eternit.
João Carlos Duarte Paes – Administrador e presidente da Associação Brasileira das Indústrias e Distribuidores de Produtos de Fibrocimento (Abifibro).
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro