• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Veja dicas para construir churrasqueiras em qualquer ambiente

Veja dicas para construir churrasqueiras em qualquer ambiente

Na hora de projetar esse utensílio que é a estrela de qualquer reunião de amigos, é preciso analisar o local, os materiais, o tamanho e até mesmo a funcionalidade da chaminé

Texto: Pedro Miranda


A construção de churrasqueiras ainda não conta com norma técnica específica e depende da experiência do construtor (crédito: shutterstock.com / Denis Torkhov)

Ainda sem uma norma técnica específica para sua construção, churrasqueiras costumam ser feitas seguindo a experiência do construtor. Mas, na hora de projetá-las, alguns cuidados devem ser levados em conta, como a escolha do local, os materiais e revestimentos utilizados, a chaminé e seu entorno, entre outros. Veja dicas a seguir.

ESCOLHA DO LOCAL

Deve-se tomar cuidado com o entorno para evitar que obstáculos em volta da chaminé dificultem a saída da fumaça
Karoline Souza

“O local ideal para montar a churrasqueira é aquele que, além de uma estética agradável, também proporcione uma funcionalidade melhor da peça” Karoline Souza, engenheira projetista da Requinte Lazer. O ideal é montar a churrasqueira em um ambiente amplo, coberto e que permita a construção de uma chaminé sem curvas. Essas características garantem maior conforto às pessoas presentes no ambiente e a preservação do material externo da peça.

Também é importante se atentar ao local onde a chaminé será instalada. “Deve-se tomar cuidado com o entorno para evitar que obstáculos em volta da chaminé dificultem a saída da fumaça”, reforça.

MATERIAIS

O material externo da churrasqueira pode variar, sendo bastante comum o uso de alvenaria de tijolos ou blocos, concreto e até mesmo placas cimentícias. Nas laterais da grelha, pode ser aplicado vidro temperado, enquanto nas coifas e chaminés o aço ou o alumínio apresentam excelente desempenho. Para uma aparência mais rústica, é possível deixar o tijolo aparente. Porém, também é possível utilizar um revestimento na parte externa, como porcelanatos, pastilhas etc.

O mais importante é escolher bem o material da parte interna. “No coxo da churrasqueira, onde ocorre a queima do carvão, tem que ser feito isolamento térmico, com um material indicado para suportar altas temperaturas (refratários, por exemplo.) Isso garantirá que a temperatura não chegue até as laterais, danificando o revestimento externo da peça”, explica Karoline.

TAMANHO

No coxo da churrasqueira, onde ocorre a queima do carvão, tem que ser feito isolamento térmico, com um material indicado para suportar altas temperaturas
Karoline Souza

O tamanho da churrasqueira não influencia no seu desempenho, mas, ao se utilizar uma dimensão padrão, o consumidor terá maior facilidade para comprar utensílios e acessórios para a peça. O fator determinante para a definição do tamanho é, essencialmente, a quantidade de alimentos que serão assados simultaneamente. O consumo está ligado à profundidade da churrasqueira, ou seja, quanto menor for a distância entre a grelha e o carvão, maior será a economia. Deve-se ter uma distância mínima de 20 cm a 25 cm do braseiro até o primeiro nível.

CHAMINÉ

A chaminé não é necessária para o desempenho, porém contribui para o conforto do ambiente. “As churrasqueiras que exigem chaminé são aquelas localizadas em áreas parcial ou totalmente fechadas. Ela perderá a sua função em locais abertos, pois o vento irá dissipar a fumaça antes de ela entrar na coifa. Sua função é concentrar a fumaça e conduzi-la para fora do ambiente”, explica Carina Tada, arquiteta da SBN Engenharia Construção e Acabamentos.

Para um melhor desempenho na dissipação da fumaça, é recomendada a construção da chaminé até 50 cm acima do nível do telhado/laje e que ela seja feita sem curvas, evitando que a fumaça retorne para a churrasqueira. Para garantir a estanqueidade, é essencial a vedação entre a chaminé e o telhado/laje após a construção.

AUXÍLIO ESPECIALIZADO

Apesar de ser um item comum na maioria das casas, a churrasqueira exige um conhecimento técnico e especializado para evitar possíveis desconfortos, como excesso de fumaça, postura ruim para o churrasqueiro, trincas e rachaduras na peça, entre outros. Por isso, é recomendado procurar um profissional capacitado para a realização do projeto.

Leia também: Construção de churrasqueiras carece de normas e exige cuidado redobrado

Colaboração técnica

Karoline Souza – Engenheira projetista da empresa Requinte Lazer.
Carina Tada – Arquiteta da empresa SBN engenharia Construção e Acabamentos.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro