• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > ABNT publica norma técnica para execução e manutenção de piscinas

ABNT publica norma técnica para execução e manutenção de piscinas

Comissão técnica revisa e atualiza conjunto de sete normas da década de 1980 que abordavam o assunto. Novo documento tem 45 páginas e está dividido em quatro grandes temas

Texto: Yuri Soares

Comissão técnica revisa e atualiza conjunto de sete normas da década de 1980 que abordavam o assunto. Novo documento tem 45 páginas e está dividido em quatro grandes temas


Texto dá destaque às medidas de segurança para os usuários das piscinas (Créditos: Shutterstock/ Cagkan Sayin)

26/09/2018 | 16:59 – A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 10.339:2018 “Projeto, Execução e Manutenção de Piscinas”, que estabelece requisitos e parâmetros para projeto, construção, instalação e segurança no uso e operação aplicáveis a todos os tipos de piscinas.

Elaborado pela Comissão de Estudos Especiais de Piscinas (CEE 215) da ABNT, o texto da diretriz revisou e atualizou o conjunto de sete normas da década de 80 que abordavam o tema, reunindo todos os itens em um único documento: terminologia, classificação, projetos, instalações elétricas e hidráulicas, equipamentos, segurança e reformas.

O foco da Comissão de Estudos foi ressaltar as medidas de segurança, apresentando recomendações para a instalação de pisos antiderrapantes nas áreas de deck e no fundo de piscinas rasas, bordas arredondadas, a instalação de barreiras de isolamento de acesso à piscina, indicação de profundidade e dispositivos de emergência.

Também são reforçadas orientações nos procedimentos de operação, manutenção e do comportamento dos usuários de piscinas. Na operação e manutenção, a norma aborda a elaboração e implantação de um programa de manutenção, dentro das especificações de projeto e mantendo o desempenho do sistema, além da disposição de pessoal orientado para acionar a equipe de resgate em situações emergenciais.

O texto possui 45 páginas e é estruturado em quatro grandes temas: 1) Termos e definições, Classificação e tipologias; 2) Requisitos de projeto arquitetônico e paisagístico e requisitos da construção; 3) Requisitos dos equipamentos, elementos, componentes, materiais e instalação; e 4) Requisitos do processo de gestão: Uso, segurança, operação e manutenção.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro