• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > ABNT publica revisão da segunda parte da norma de portas de madeira

ABNT publica revisão da segunda parte da norma de portas de madeira

Um dos objetivos da atualização foi determinar novas tolerâncias dimensionais do marco da porta, para facilitar o uso de matérias-primas como pinus e eucalipto

Texto: Yuri Soares

Um dos objetivos da atualização foi determinar novas tolerâncias dimensionais do marco da porta, para facilitar o uso de matérias-primas como pinus e eucalipto


Norma especifica os requisitos do perfil de desempenho, além da respectiva classificação das portas para edificações conforme o nível de desempenho, ocupação e uso (Créditos: Shutterstock/Akif Oztoprak)

27/07/2018 | 16:07 - A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou a nova versão da NBR 15930-2 – Portas de madeira para edificações – Requisitos, que especifica os requisitos para estabelecer e avaliar o desempenho do produto, além da respectiva classificação das portas para edificações conforme o nível de desempenho, ocupação e uso. Esta parte da norma foi adaptada para que atenda à Norma de Desempenho para edificações (NBR 15575/2013).

Segundo a Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), gestora do Comitê Brasileiro da Madeira da ABNT (ABNT/CB-31), um dos objetivos da atualização foi determinar novas tolerâncias dimensionais do marco da porta, para facilitar o uso de matérias-primas como pinus e eucalipto, sem prejudicar sua performance.

Foi inserida também na norma uma exigência que considera o comportamento da porta ao longo de sua vida útil. De acordo com a ABNT, este processo dará maior segurança e respaldo ao fabricante e aos usuários das portas, já que possibilitará a análise em escala real de todos os componentes do produto (folha de porta, marco, dobradiças com suas fixações, fechadura, gaxetas ou amortecedores, vedações).

A primeira parte da NBR 15930 foi publicada em 2011 e aborda a terminologia usada na classificação e na nomenclatura das portas para edificações. A Comissão de Estudos da ABNT atualmente também está desenvolvendo os textos para as partes 3 e 4 – sobre requisitos de desempenho adicionais e sobre instalação e manutenção, respectivamente.

Quer saber mais notícias sobre normas da ABNT? Acesse:

Comissão da ABNT revisa norma de execução de estruturas de concreto

ABNT prepara novas normas sobre uso de fontes alternativas de água

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro