• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > ABNT revisa NBR 9062, norma de pré-moldados de concreto

ABNT revisa NBR 9062, norma de pré-moldados de concreto

Documento estabelece parâmetros para o projeto e construção de estruturas de concreto pré-moldado e incorpora diretrizes da NBR 6118

Documento estabelece parâmetros para o projeto e construção de estruturas de concreto pré-moldado e incorpora diretrizes da NBR 6118

Edificação sustentável
NBR 9062/2017 estabelece novos critérios para projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado (crédito: Double_H/Shutterstock.com)

03/05/2017 – A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou uma revisão atualizada da NBR 9062/2017 Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-moldado. O documento, que estabelece critérios para concepção e construção de estruturas pré-moldadas de concreto armado ou protendido, incorpora conceitos de outra norma do setor – a NBR 6118/2014 Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento.

Segundo o engenheiro Eduardo Barros Millen, diretor da Regional São Paulo e conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), os avanços tecnológicos e estruturais nortearam a revisão das diretrizes da norma de pré-moldados. Ele explica que o texto revisado contempla “novos critérios de avaliação da rigidez das ligações e o dimensionamento de blocos em fundação – em especial os colarinhos”. Além disso, os trechos que abordam os aparelhos de apoio de neoprene agora são integrados ao corpo da norma, e não mais apresentados como anexo.

O documento foi revisado pela Comissão de Estudos de Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldadas (CE 02:124.06) e substitui a versão em vigor desde 2006. A norma revisada tem 86 páginas e custa R$ 239.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro