• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > Catedral de Notre-Dame recebe doações para reconstrução após incêndio

Catedral de Notre-Dame recebe doações para reconstrução após incêndio

Catedral foi atingida por um incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira. Segundo bombeiros de Paris, o telhado e a armação do monumento foram destruídos

Texto: Yuri Soares

Catedral foi atingida por um incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira. Segundo bombeiros de Paris, o telhado e a armação do monumento foram destruídos


A Catedral de Notre-Dame é um dos monumentos mais visitados por turistas em todo o mundo, recebendo cerca de 13 milhões de visitantes por ano (Créditos: Milliped/CC BY-SA 4.0)

16/04/2019 | 16:52 - Após o presidente da França, Emmanuel Macron, informar que seria criado um fundo nacional para reconstruir a Catedral de Notre-Dame, atingida por um incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira (15), diversas companhias e empresários franceses anunciaram a doação de altas quantias para a reestruturação do monumento.

O bilionário francês Bernard Arnault, colecionador de artes e presidente do grupo LVMH, anunciou que irá doar 200 milhões de euros para a reconstrução do patrimônio. A holding francesa Kering – grupo de artigos de luxo que detém marcas como Gucci, Yves Saint Laurent e Balenciaga –, fundada pelo também bilionário francês François-Henri Pinault, ofereceu 100 milhões de euros para a causa.

O presidente do Conselho Regional de Île-de-France, Valérie Pécresse, uma das 13 regiões administrativas da França e que abriga a Grande Paris, também informou que doará 10 milhões de euros para os trabalhos de recuperação.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) também ofereceu ajuda para a restauração da catedral de Notre Dame. Segundo a diretora-geral da organização, Audrey Auzoulay, a agência acompanha de perto a situação do incêndio e está empenhada em recuperar “essa herança inestimável".

Incêndio

O incêndio na catedral de Notre Dame começou por volta das 18h50 (13h50 no horário de Brasília), e se estendeu por mais de quatro horas. O fogo apenas foi declarado extinto na manhã desta terça-feira (16). O porta-voz dos bombeiros de Paris, Gabriel Plus, informou que o telhado e a armação do monumento foram totalmente destruídos. Além disso, parte da abóbada caiu, e a flecha (uma torre isolada de 93 metros revestida de chumbo sobre o teto da nave) desabou.

Os serviços de emergência irão, ainda, analisar o movimento das estruturas e algumas obras de arte serão retiradas do local com a ajuda de especialistas.

Construída entre 1160 e 1345, a Catedral de Notre-Dame é um dos monumentos mais visitados por turistas em todo o mundo, recebendo cerca de 13 milhões de visitantes por ano. A obra já foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance, publicado em 1831, “O Corcunda de Notre-Dame”, do escritor francês Victor Hugo. Em 1991, a Unesco declarou a catedral Patrimônio Mundial da Humanidade.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro