• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > IPT levanta dados sobre ciclo de vida de materiais cimentícios

IPT levanta dados sobre ciclo de vida de materiais cimentícios

Estudo realizado em conjunto com quatro universidades brasileiras reúne informações sobre nove tipos de produtos à base de cimento

Texto: Yuri Soares

Estudo realizado em conjunto com quatro universidades brasileiras reúne informações sobre nove tipos de produtos à base de cimento


Financiado pela Secretaria Suíça para Assuntos Econômicos, o estudo contou com a análise de sete tipos de cimento brasileiro (Créditos: Shutterstock/okcm)

24/07/2018 | 17:10 - Um projeto coordenado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), levantou e reuniu dados dos processos de produção de nove tipos de materiais de construção à base de cimento. As informações foram coletadas na forma de inventários de ciclo de vida (ACV) e farão parte do banco de dados ecoinvent, que tem o objetivo de promover e divulgar, mundialmente, o uso da ACV.

Realizado de janeiro de 2017 a maio de 2018, o estudo foi financiado pela Secretaria Suíça para Assuntos Econômicos (State Secretariat for Economic Affairs - Seco), por meio do projeto Sustainable Recycling Industries (SRI), que visa recuperar de modo sustentável as matérias-primas secundárias de países emergentes e disponibilizá-las para o mercado internacional.

Foram analisados sete tipos de cimento brasileiro (incluindo o clínquer), 12 traços de concreto dosado em central, concreto com fibras, areia, brita, escória granulada de alto forno, argila calcinada e bloco de concreto. Além do Brasil, foram coletados dados em mais dois países sul-americanos: Colômbia e Peru.

O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Escola Politécnica e a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

A avaliação de ciclo de vida (ACV) é um estudo desenvolvido para verificar o impacto ambiental de um produto, desde a extração da matéria-prima até sua destinação final. Os dados são calculados e depois consolidados em indicadores ambientais.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro