• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Norma de inspeção para edificações está em consulta nacional

Norma de inspeção para edificações está em consulta nacional

Diretriz visa a constatar o estado de conservação e funcionamento da edificação e seus sistemas e subsistemas

Texto: Yuri Soares

Diretriz visa a constatar o estado de conservação e funcionamento da edificação e seus sistemas e subsistemas


A inspeção predial considerada na diretriz não abrange a avaliação detalhada do cumprimento de todas as normas técnicas que se aplicam às edificações (Créditos: Donatas Dabravolskas/ Shuttersock)

05/02/2019 | 11:16 - Está em consulta nacional, até o dia 14 de fevereiro, o Projeto da ABNT NBR 16747 – Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia, requisitos e procedimento. A norma se aplica a edificações de qualquer tipologia, públicas ou privadas.

Conforme o texto, a atividade de inspeção predial visa a constatar o estado de conservação e funcionamento da edificação e seus sistemas e subsistemas, de forma a permitir um acompanhamento sistêmico do desempenho ao longo da vida útil, para que sejam mantidas as condições mínimas necessárias à segurança, habitabilidade e durabilidade da edificação.

A inspeção predial considerada na diretriz não abrange a avaliação detalhada do cumprimento de todas as normas técnicas que se aplicam às edificações. Além disso, as atividades não substituem as inspeções periódicas que integram os programas de manutenção, conforme estabelecido na ABNT NBR 5674, que devem ser previstas nos manuais elaborados de acordo com a ABNT NBR 14037.

Para participar da consulta, acesse o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro