O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta CimaFornecedores
  • Seta CimaProdutos
  • Seta CimaArquitetura
  • Seta CimaEquipamentos
  • Seta CimaRevista Digital
  • Seta CimaWeb Seminários
  • Seta CimaConexão AEC
  • Seta CimaBlog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou ProdutoUtilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > Normas de projetos de arquitetura estão em consulta pública na ABNT

Normas de projetos de arquitetura estão em consulta pública na ABNT

Revisão das regras que definem parâmetros para elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo foi solicitada pelo CAU/BR em 2014

Nathalia Lopes

Revisão das regras que definem parâmetros para elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo foi solicitada pelo CAU/BR em 2014


Interessados poderão participar da consulta pública até o próximo dia 28 de agosto (crédito: YuryYury/ shutterstock)

14/07/2017 | 17:37 – Estão em consulta pública no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) as minutas de duas partes de uma nova norma de elaboração de projetos. O novo documento vai substituir dois textos atualmente em vigor: a NBR 13.531 e a NBR 13.532, ambas de 1995. O prazo para votar na norma se encerra no próximo dia 28 de agosto.

A nova norma, que terá a numeração NBR 16.636, será composta por três partes. As duas primeiras propostas apresentadas ao meio técnico tratam das diretrizes e terminologia de projeto (parte 1) e do projeto arquitetônico (parte 2). O texto da parte final, que contempla o projeto de urbanismo, ainda está em discussão pela comissão de estudos responsável da ABNT.

A primeira parte traz definições das atividades relacionadas ao projeto arquitetônico e das outras disciplinas que compõem o projeto final. Já a segunda parte descreve as etapas de desenvolvimento do projeto e aponta as informações técnicas consideradas obrigatórias no trabalho.

A Comissão de Estudo foi reativada em 2014 por solicitação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), com o objetivo de melhorar os processos de contratação de projetos, no âmbito público e provado, e pelas mudanças tecnológicas nas metodologias e nos processos de integração entre especialidades e projeto.

De acordo com o CAU, a NBR 6492:1994 - que trata de projetos arquitetônicos, mas concentrado em elementos gráficos do trabalho como tipo e formato do papel, escalas dos desenhos arquitetônicos etc. - também deve ser revisada em breve.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.