• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > Prefeitura de São Paulo lança consulta pública para Arco Pinheiros

Prefeitura de São Paulo lança consulta pública para Arco Pinheiros

Material apresenta propostas do Projeto de Intervenção Urbana na zona Oeste da cidade e recebe contribuições até o dia 4 de outubro

Texto: Yuri Soares

Material apresenta propostas do Projeto de Intervenção Urbana na zona Oeste da cidade e recebe contribuições até o dia 4 de outubro


A área do Arco Pinheiros abrange os eixos que articulam polos e municípios da Região Metropolitana de São Paulo (Crédito: Victor Abex/Shutterstock.com)

21/09/2018 | 17:10 - Foi lançada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da SP-Urbanismo, a primeira consulta pública para o Projeto de Intervenção Urbana Arco Pinheiros (PIU-ACP). A consulta está disponível no portal Gestão Urbana até o dia 4 de outubro e apresenta o diagnóstico socioterritorial e o programa de interesse público do projeto.

De acordo com a prefeitura, o objetivo do processo é permitir que os cidadãos conheçam a proposta e contribuam para a mesma.

O Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo define a área do Arco Pinheiros como fundamental para a reestruturação da cidade. O local abrange os principais eixos que articulam polos e municípios da Região Metropolitana de São Paulo, como as rodovias Presidente Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes.

Segundo a prefeitura, mais da metade do território do Arco Pinheiros está distribuído em quatro partes isoladas, desconectadas e monofuncionais, que não se adequam ao modelo desejável de cidade compacta, conectada, sustentável e inclusiva. “É preciso aproximar o emprego da moradia, recuperar e resgatar recursos naturais e promover novas centralidades com diversidades de usos, serviços e espaços públicos seguros e ativos que favoreçam a interação social”, justifica a prefeitura.

O PIU Arco Pinheiros passará ainda por debate com a sociedade civil, associações, ONGs, coletivos, em audiência pública e em uma nova consulta pública. Estes processos resultarão em um projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal, para uma nova rodada de discussão.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro