• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > SP tem 3,8 mil lotes residenciais lançados no primeiro trimestre

SP tem 3,8 mil lotes residenciais lançados no primeiro trimestre

Novo estudo será divulgado a cada três meses e vai traçar uma radiografia do mercado de loteamentos no Estado. Região de Campinas concentra quase um terço

Texto: Yuri Soares

Novo estudo será divulgado a cada três meses e vai traçar uma radiografia do mercado de loteamentos no Estado. Região de Campinas concentra quase um terço


Levantamento foi feito com base nas 55 cidades com mais lotes aprovados no Estado (Créditos: Shutterstock/ Pearl-diver)

13/08/2018 | 10:35 – Um novo estudo vai traçar periodicamente uma radiografia do mercado de loteamentos do Estado de São Paulo. Chamado de Pesquisa do Mercado de Lotes Urbanizados, o trabalho foi desenvolvido pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) em parceria com a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo) e a empresa de consultoria Brain - Bureau de Inteligência Corporativa

A pesquisa, que será divulgada a cada três meses, é realizada por meio da coleta de dados de lançamentos, vendas, oferta, dentre outros indicadores importantes para dimensionar e acompanhar o mercado de lotes residenciais novos nas principais cidades do Estado.

O primeiro levantamento revelou que, no primeiro trimestre de 2018, foram lançados 3,8 mil lotes residenciais no Estado de São Paulo. Este total foi distribuído em 10 loteamentos, representando uma média de 380 lotes por empreendimento. Na comparação com o primeiro trimestre de 2017, houve redução de 45% (6,9 mil lotes).

Entre abril de 2017 e março de 2018, um total de 25,2 mil lotes foi lançado, valor 1% superior ao mesmo período anterior (abril de 2016 a março de 2017).

A Pesquisa do Mercado de Lotes Urbanizados no Estado de São Paulo foi feita a partir do levantamento de dados das 55 cidades com mais lotes aprovados no Estado. O projeto separa as cidades pesquisadas por Região Administrativa (RA). Conforme resultados, em 2017, a RA de Campinas teve a maior quantidade de lançamentos registrados, com cerca de 8,5 mil dos 28,4 mil lotes de São Paulo. No primeiro trimestre de 2018, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) concentrou a maioria das unidades lançadas, 28% (1.000 lotes).

O levantamento apurou ainda que no primeiro trimestre de 2018, as cidades pesquisadas tinham 419 empreendimentos com lotes disponíveis para venda, lançados a partir de janeiro de 2012. Esses loteamentos totalizaram 166,4 mil lotes, sendo que 31,1 mil ainda estavam disponíveis para venda em março de 2018. Deste total 10,1 mil unidades (32%) estavam localizadas na RA de Campinas.

Em relação aos lotes em estoque, 76,6% das unidades (23.863) são de loteamentos lançados a partir de janeiro de 2015.

Para conferir a pesquisa completa, acesse o site do Secovi-SP.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro