• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > UFRJ assina contrato para reparos emergenciais no Museu Nacional

UFRJ assina contrato para reparos emergenciais no Museu Nacional

Empresa de engenharia Concrejato será a responsável pelos trabalhos iniciais de escoramento, reforço estrutural e construção de uma cobertura metálica de 5 mil m²

Texto: Yuri Soares

Empresa de engenharia Concrejato será a responsável pelos trabalhos iniciais de escoramento, reforço estrutural e construção de uma cobertura metálica de 5 mil m²


Primeiros reparos envolvem o reforço estrutural das paredes e de áreas com risco de desabamento (Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil)

26/09/2018 | 10:38 - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmou contrato com a empresa de engenharia Concrejato para a execução de reparos emergenciais no Museu Nacional do Rio de Janeiro, atingido, no início de setembro, por um incêndio que destruiu cerca de 90% das peças de seu acervo. A contratação ocorre após o Ministério da Educação (MEC) liberar R$ 8,9 milhões para a obra.

“Esse primeiro aporte será para que a empresa contratada possa fazer as escoras, a cobertura e os containers que vão dar o apoio nessa fase de triagem do acervo, que se encontra lá ainda”, informou Henrique Sartori, secretário executivo do MEC.

O canteiro de obras já teve sua preparação iniciada e os primeiros reparos envolvem o reforço estrutural das paredes e de áreas com risco de desabamento. Em seguida, será instalada uma cobertura no prédio, já que grande parte de seu telhado foi destruída.

O que restou da estrutura do prédio principal será envolvido por um telhado metálico com cerca de 5 mil m². Essa cobertura temporária protegerá os itens remanescentes do acervo do museu, após o incêndio ocorrido no início de setembro.

As obras emergenciais serão acompanhadas por engenheiros e especialistas de diversas áreas da UFRJ, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e técnicos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

São previstos também projetos para o interior do museu. Nesta etapa, o Ministério da Educação deve disponibilizar cerca de R$ 5 milhões.

Quer saber mais notícias sobre o Museu Nacional? Acesse:

Falha em hidrantes retardou combate a incêndio no Museu Nacional

Remoção de escombros do Museu Nacional terá mapeamento com drones

Governo cria agência para cuidar de restauração do Museu Nacional

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro