• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Panorama Concrete Show 2014

Panorama Concrete Show 2014

Feira mostra diversas soluções tecnológicas para otimizar o uso do concreto nas obras



Redação PE

Sai ano, entra ano e as obras sejam na infraestrutura ou no setor imobiliário, não param. Com tanto trabalho as construtoras buscam cada vez mais alternativas que agilizem os processos construtivos e facilitem a mão de obra, tornando os canteiros cada vez mais industrializados.

Dentro deste conceito, o concreto é um componente fundamental. A facilidade do manuseio e as qualidades funcionais dão a ele diversas utilidades, seja na fundação, substituindo as estacas ou na estrutura, no lugar da alvenaria convencional. Com tanto espaço para crescimento, esta feira especializada na indústria do concreto apresenta diversas tecnologias que podem ampliar ainda mais o emprego deste item.

Durante as construções dos estágios da copa ouvimos muito falar dos pré moldados. Em praticamente todos eles, essas estruturas de concreto foram utilizadas. As vantagens desse sistema vão desde a redução do tempo de obra, até a minimização dos acidentes no local de trabalho. É o que confirma Alessandro Possani da CSM:

“Seja como viga, laje, bloco ou parede, praticamente tudo que você numa ponte, por exemplo, é pré moldado”

PAREDE DE CONCRETO EM ALTA

Outro sistema que tem ganhando espaço nos projetos de edificações é a parede de concreto. Nesta aplicação, as fôrmas de alumino são preenchidas com concreto e após o tempo de cura, as estruturas são retiradas para serem reutilizadas em outro pavimento.

Segundo Ary Fonsceca da Signo Engenharia e especialista no assunto,o sistema parede de concreto já é utilizado a bastante tempo mas teve uma evolução significante a partir de 2012 após a elaboração de uma norma aprovada pela ABNT.

“Sem dúvida nenhuma é um dos sistemas mais utilizados atualmente em diversas opções e segmentos de mercado. É um sistema que tem um nível alto de racionalização, de industrialização, e um dos maiores benefícios é que você consegue organizar, complementar, e reunir várias etapas num único momento da construção”, conclui.

André Benjamim da SH complementa: “A obra é rápida, limpa e muito mais econômica. Você ganha em todos os sentidos.”

APLICABILIDADE DAS FORMAS

Existe também no mercado uma extensa variedade de tipos de formas para concretagem, cada uma com um foco especifico e com vantagens diferenciadas que podem ser utilizada nas construções de prédios e até em obras de grande porte para infraestrutura.

Segundo Rosana Lenz, da SH, a utilização de formas pode reduzir em até 40% da mão de obra, a variedade é extensa.podem ser utilizadas em obras de rodovias, metrô, pontes e viadutos.

EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS

Alguns equipamentos tendem a extinguir alguns métodos. Lembra do famoso chapisco feito com colher de pedreiro? Hoje equipamentos como os projetores de argamassa e concreto podem fazer este trabalho até 20 vezes mais rápido.

Falando em projeção de concreto, as bombas não podem ficar de fora. Hoje elas se diferenciam através do tamanho e capacidade de projeção.

As tecnologias avançam e as construções não param. Fique por dentro das novidades e tendências para o setor da construção. Nós estamos de olho, afinal, TV da obar é construção em movimento.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins.

Complete seu cadastro