• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > ACM compõe módulos com perfis de alumínio e vidro laminado da fachada do CENESP

Projetoal

Projetoal

Projeto Alumínio LTDA

Distribuidor
Rua Doutor Coutinho Cavalcanti 1400Jardim AméricaSão José do Rio Preto-SP-Brasil
Telefone:(17) 4009-8200 ramal: 8226
Empresa associada à:
  • AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio

ACM compõe módulos com perfis de alumínio e vidro laminado da fachada do CENESP

Fornecidos pela Projetoal, os painéis de ACM contribuíram para a beleza, resistência e proteção dos edifícios do complexo empresarial

Cenesp - Fachada - Vidro - Perfis - ACM

O CENESP (Centro Empresarial de São Paulo) é considerado o maior complexo empresarial da América Latina e está localizado na capital paulista, no bairro do Jardim São Luís – próximo à Ponte João Dias e à Marginal Pinheiros. Tem 410 mil m² de área construída e circulação diária de cerca de 15 mil pessoas. Seu terreno contempla 185 mil m² de área verde.

Inaugurado em 1977, funciona como uma pequena cidade. Engloba 60 grandes empresas, centro de eventos, shopping center com aproximadamente 93 lojas (restaurantes, cafés, boutiques, farmácias etc.), 11 agências bancárias, posto de gasolina, oficina mecânica e ampla estrutura de serviços. Tem, ainda, 4,5 mil vagas de estacionamento e um heliponto para aeronaves de até 5 t.

Entre os anos de 2015 e 2016, o empreendimento passou por um retrofit com projeto do escritório LoebCapote Arquitetura e Urbanismo.

Desafio

Um dos preceitos adotados pelo escritório era o de utilizar elementos arquitetônicos que trouxessem modernização para os edifícios. Dentro desta proposta, estava a troca dos vidros monolíticos e incolores que revestiam as fachadas. As vigas, por sua vez, tinham o aspecto de concreto aparente.

Os vidros também deveriam contribuir para a eficiência energética e o desempenho climático dos ambientes internos dos escritórios que, até então, recebiam forte incidência solar. Com o produto certo, seria possível equilibrar o uso de equipamentos de climatização e a entrada dos raios solares.

As intervenções no empreendimento não poderiam interromper o funcionamento das torres, exigindo grande esforço e compatibilização entre os envolvidos na obra – arquitetos, consultores técnicos, empresas fornecedoras dos materiais e demais agentes.

Solução

Para envelopar a fachada, a Projetoal forneceu painéis de ACM (alumínio composto) branco porcelana de 2.500 cm x 1.000 cm x 4 mm (Série Nano 4500 PVDF). Eles constituíram os módulos com venezianas ventiladas de alumínio anodizado de 2.500 cm x 1.000 cm e vidro laminado de controle solar de 2.500 cm x 2.250 cm x 12 mm. Ao todo, cada módulo mede 5.250 cm x 2.500 cm, com peso total de 300 kg.

“Os módulos receberam a aplicação do ACM com silicone estrutural. Eles foram trabalhados e montados dentro do canteiro de obras. No entanto, antes de instalá-los nos edifícios, realizamos ensaios no laboratório ITEC e os submetemos a testes de pressão de segurança com 1.800 Pa”, explica o engenheiro Nelson Firmino, diretor da Aluparts Engenharia e Consultoria.

Fachada - Detalhe

O profissional também destaca os benefícios das chapas de ACM que revestiram as vigas horizontais, como leveza, beleza e proteção, além de não interferirem na estrutura das edificações.

“Outra grande vantagem deste produto da Projetoal é o fato dele ser autolimpante, ou seja, conserva a fachada sempre limpa e mantém o brilho e a cor originais. Dessa maneira, reduz a necessidade de manutenção”, conclui Firmino.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A Série Nano é formada por painéis de ACM (alumínio composto). Recomendada para revestimento de fachadas comerciais e residenciais, além de projetos de comunicação visual, contém resina PVDF fabricada com nano pigmentos, que proporcionam um efeito autolimpante. É indicada para empreendimentos expostos a alta poluição.

Descrição da Obra
Local: São Paulo (SP)
Data da obra: Início: 2015 | Término: 2016
Consultoria técnica: Aluparts Engenharia e Consultoria | Paulo Duarte Consultores
Escritório de arquitetura: LoebCapote Arquitetura e Urbanismo
Fornecedor: Projetoal
Produtos: Painéis de alumínio (ACM)– Série Nano
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Projetoalno Portal AECweb

Complete seu cadastro