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ULMA Construction

Aeroporto do Galeão enfrenta desafios técnicos na ampliação dos estacionamentos

Para não interferir no número de vagas disponíveis, o Consórcio optou por utilizar treliças que não utilizam escoramentos para construir os novos pavimentos

Com as olimpíadas chegando, as obras no Rio de Janeiro estão a todo vapor.

O aeroporto internacional do Galeão, por exemplo, está sofrendo uma grande transformação. A obra abrange quatro grandes intervenções que incluem mais pontes de embarque, dois novos pátios e a ampliação dos estacionamentos.

A construção de um novo prédio ao lado do terminal 2 é umas das principais obras. O edifício funcionará como um novo saguão para embarque e desembarque de onde sairão 26 pontes que farão conexão as estruturas dos aviões. Isso ampliará a possibilidade de voos simultâneos sem a necessidade de uma nova pista para pouso e decolagem.

O número de vagas de estacionamento também vai crescer de 3810 para 6450 em 2016. Essas vagas a mais são resultado de duas outras importantes obras: a revitalização do estacionamento do terminal 1, a construção de 4 novos pavimentos no edifício garagem do terminal 2 e a ampliação de um outro estacionamento a frente dois terminais. Ao todo serão 2.640 novas vagas disponíveis ao final da obra.

Desafio

O desafio de qualquer obra é executá-la sem interferir nos serviços que estão em funcionamento. Foi este o caso crítico na construção dos novos pavimentos no estacionamento do terminal 2. Eliminar as vagas para colocação de escoramentos estava fora de questão.

“A solução foi utilizar treliças que levam as cargas das lajes diretamente aos pilares novos” Explica o gerente da filial da ULMA no Rio de Janeiro, Giordano Wechenfelder. Com isso, além do desafio técnico para encaixar as treliças nos vãos e apoios que a obra demandava, a ULMA teve que atender a grande demanda de volume. Ao total, foram fornecidas 900 toneladas de treliças, num prazo de atendimento muito curto.

Solução

As treliças MK da ULMA viabilizaram a construção com bastante agilidade. A solução permite ajustar o comprimento e a altura das treliças nas dimensões que a obra necessita, além de conter acessórios que dão praticidade no escoramento e na desforma. As rodas MK garantem ainda facilidade no transporte eliminando a necessidade de desmontagem.

O sistema MK possui todo sistema de guarda corpo e proteção periférica dos operários além de possibilitar o encaixe da contra flecha.

A utilização das treliças MK também foi determinante no custo, pois somente com este sistema foi possível executar a laje em concreto com sistema bubbledeck, um método muito mais econômico se comparado a laje metálica.

“O cliente executa os pilares em concreto normal, nesses pilares, ele fixa um console metálico provisório, sobre esse console uma viga metálica também provisória e sobre essas vigas nós colocamos as nossas treliças. Em cima das nossas treliças é colocada a laje pré moldada de bubledeck e a partir daí é só complementar a armação e concretar.” Finaliza Giordano.

Descrição do Produto

Treliça MK: Sistema de estruturas concebido para construções de grande capacidade de carga, tais como pontes, viadutos, túneis entre outros. Oferece um sistema simples e rápido de montar, com uma grande versatilidade de aplicação. O produto é formado por uma série de vigas unidas entre si, que servem para configurar diferentes estruturas para o suporte das cargas, com um número reduzido de elementos. Outra vantagem é o fato de possibilitar grandes vãos, sem qualquer necessidade de escoramento.

Descrição da Obra
Contratantes: Consórcio Rio Galeão
Locais das obras: Rio de Janeiro (RJ)
Data das obras: 2016
Fornecedor: ULMA CONSTRUCTION
Nome do Produto: Treliças MK
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