Brises garantem proteção e luz natural a interior de prédio
Os brises da Sulmetais proporcionaram alta performance técnica e atenderam às necessidades arquitetônicas no projeto do novo edifício da faculdade

O edifício ocupa uma área de 5.652,47 m² (foto: divulgação/Sulmetais)
Em 2018, o Campus de São Caetano do Sul (SP) do Instituto Mauá de Tecnologia ganhou um novo prédio – anexado ao edifício H –, que ocupa uma área de 5.652,47 m². Sua construção foi idealizada considerando o contexto climático do local.
Com layout operacional inteligente e estética que favorece às necessidades ambientais, o edifício possui espaços para laboratórios que ampliam o atendimento a cursos já existentes na instituição. O projeto é assinado pelo arquiteto Silvio Garrucho, diretor do escritório S C Garrucho Arquitetura.

O prédio ganhou soluções produzidas conforme às necessidades do projeto (foto: divulgação/Sulmetais)
DESAFIO
Um dos grandes desafios do projeto era especificar os brises, pois esse elemento de fachada precisava atender às necessidades de proteção aos ambientes internos e garantir iluminação natural, integração entre as áreas internas e externas, além de transparência.
"Por decisão do projeto, os espaços tinham que operar com luz natural difusa, filtrada, refletida e sem carga térmica, de modo a controlar a incidência de radiação direta e excessiva. Alguns espaços também exigiram ventilação natural permanente, como a escada principal", explica Garrucho.
Além disso, o material deveria ser produzido sob medida para atender ao processo de racionalização construtiva previsto no projeto, considerando a execução e a montagem ao mesmo tempo das outras fases da obra.
SOLUÇÃO
A empresa escolhida para fornecer os brises foi a Sulmetais, que já havia trabalhado com o arquiteto em outros projetos. E para atender às exigências da obra, a empresa forneceu três modelos: especial (fabricado sob medida), tipo veneziana perfurada e colmeia. Sendo que o primeiro foi especificado para as fachadas principais – faces frontal e lateral direita. Após a instalação, o produto proporcionou uma dinâmica interessante, com diferentes tons de cinza.
"Sobre os painéis nas fachadas, coroamos o espaço entre as mísulas e os planos do edifício com o brise colmeia em alumínio 150 mm x 150 mm", conta o arquiteto. Já nas faces laterais e frontais do bloco da escada principal, foi utilizado o brise tipo veneziana perfurada SM C40E.
Após a conclusão da obra, constatou-se a eficiência dos brises na proteção solar das áreas internas e o melhor aproveitamento de iluminação natural, tornando o edifício mais econômico e confortável.
"Havia a desconfiança, por exemplo, em relação à performance dos brises perfurados nas fachadas principais, entre outros questionamentos. Alguns achavam que o brise especial era um alto investimento, outros consideravam muito grande – e se de fato seria necessário. No final, agradou a todos. Sua utilização foi marcante para a personalidade do edifício, que possui arquitetura minimalista, com abordagem bioclimática e de nível internacional", conclui o arquiteto.

Os brises SM C40E proporcionaram ganho de luz e ventilação natural ao edifício (foto: divulgação/Sulmetais)
Além disso, o uso dos brises da Sulmetais proporcionou uma linguagem contemporânea, leve, transparente, moderna e com ganhos de luz natural difusa – e sem carga térmica. O alumínio (matéria-prima dos produtos) também foi importante para o melhor desempenho técnico na obra.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
Os brises da Sulmetais são concebidos conforme às necessidades de cada projeto. Dessa forma, proporcionam valor e eficiência em todas as suas aplicações. Feitos com alumínio ou galvalume (aluzinc), podem receber acabamento liso ou perfurado, além de várias cores.
Também se destacam pelo desempenho térmico e por garantirem privacidade e elevado padrão estético, assim como redução nos custos com energia elétrica, pois conferem iluminação e ventilação natural aos ambientes.
DescriÇÃo da Obra
Obra: Edifício para Laboratórios - Bloco W
Contratante e proprietário da obra: Instituto Mauá de Tecnologia
Local: São Caetano do Sul (SP)
Data: Início: abril de 2017 | Término: outubro de 2018
Projeto arquitetônico: S C Garrucho Arquitetura
Fornecedor: Sulmetais Revestimentos
Produtos: Brise especial | Brise veneziana | Brise colmeiaVeja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb