• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Carregadeira série K da Caterpillar se destaca no agronegócio

Caterpillar

Caterpillar - Caterpillar Comercial de Máquinas e Peças - Ltda

Caterpillar

Caterpillar Comercial de Máquinas e Peças - Ltda

Fabricante
Rua Alexandre Dumas, 1711 - CJ 401 - 4° AndarChacara Santo AntonioSão Paulo-SP-Brasil
Telefone:(11) 2109-2200
Empresa encontrada nos
seguintes tipos:

Carregadeira série K da Caterpillar se destaca no agronegócio

O modelo 938 K é um lançamento comercializado desde o começo do ano pela Sotreq e comprovou sua eficiência em operações de carregamento numa usina de açucar e álcool no interior de São Paulo

Redação PE

A economia brasileira está impulsionada pelo agronegócio. As exportações provenientes do campo aumentaram mais de 4% em 2013, chegando a 100 bilhões de dólares, quase o dobro do crescimento econômico previsto para o período. Para manter esse crescimento, a agricultura necessita de tecnologias mais adaptadas às rotinas de trabalho e infraestrutura eficiente, que dê sustentação de desenvolvimento e escoamento à produção.

A aquisição da nova pá-carregadeira 938 série K da Caterpillar pela Usina Ipiranga de Açúcar e Álcool é a comprovação dessa tese. Localizada no município de Descalvado, interior do estado de São Paulo, a empresa já possui quatro unidades dos modelos 938 das séries G e H. O gerente agrícola da Ipiranga, Bernardo Titoto, se surpreendeu com a otimização dos recursos operacionais desse equipamento da Cat.

“Em suma, a máquina causou impacto a todos aqui na empresa. Essa pá-carregadeira representa a melhora de um equipamento que já era referência no mercado de cana e conta com a sinergia dos maiores revendedores da Caterpillar, a Sotreq”, diz o gerente.

Desafios

O agronegócio está cada vez mais atraente para o segmento de linha amarela. No caso das pás-carregadeiras, por exemplo, são aplicadas principalmente no transporte de bagacinho – pó extraído da moedura da cana destinado à geração de energia.

O principal desafio com a aquisição deste equipamento era melhorar os ganhos e produtividade em relação a movimentação de bagaço, carregamentos de insumos ou sistematização de solo.

“Os resultados foram impressionantes. Tivemos 10% de ganho em material movimentado, além da redução do tempo de execução. No quesito consumo, o resultado é ainda mais surpreendente”, enfatiza Titoto. De acordo com dados da Caterpillar, há 25% de redução em relação as demais carregadeiras.

Solução

Em números anuais, devido ao ritmo de 4.000 horas/ano de operação, esses ganhos são altamente significativos na tomada de decisão para aquisição de novos equipamentos para empresa. Com 2.000 horas trabalhadas em poucos meses de atuação no canavial da usina, a carregadeira 938K apresentou todos os benefícios propostos pela fábrica.

O principal destaque dessa carregadeira série K, segundo usuários, engenheiros e técnicos de produto da Caterpillar, fica por conta do sistema de transmissão hidrostática incorporado, com controles independentes de velocidade e rpm do motor. São quatro velocidades disponíveis, não são marchas, e todas com a mesma potência.

Esse sistema de transmissão é uma espécie de haste prolongada do motor que pontuam bombas e outros instrumentos. Ele resulta num melhor controle de velocidade e tração nas rodas, com reflexo sobre o ganho de potência adicional no solo em relação à Série H.

As melhorias no ambiente do operador também foram notáveis: conforto, ergonomia e facilidade operacional descrevem a nova cabine da série K. “Como essas características estão ligadas diretamente com a eficiência das atividades dos operadores, as melhorias foram sentidas e aprovadas pela equipe operacional”, conclui o gerente agrícola da usina.

Saiba mais sobre a linha de produtos Caterpillar comercializada pela Sotreq

Veja também outros destaques da Caterpillarno Portal AECweb

Complete seu cadastro