• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Cidade Administrativa Tancredo Neves recebe cerca de 250 mil m² de Drywall Knauf

Knauf Drywall

Cidade Administrativa Tancredo Neves recebe cerca de 250 mil m² de Drywall Knauf

Assinado por Oscar Niemeyer, o projeto teve um investimento de R$ 1 bilhão.

Estudo de Caso: Drywall Knauf / Cidade Administrativa de Minas Gerais.



Cidade Administrativa Tancredo Neves recebe cerca de 250 mil m² de Drywall Knauf

Proprietário da obra: Governo do Estado de Minas Gerais.
Contratantes: Diversos.
Local da obra
: Belo Horizonte – MG.
Data da obra
: Início – janeiro de 2008; Término – fevereiro de 2010.
Fornecedor: Knauf Drywall
Nomes dos produtos: Sistemas de paredes Knauf W111, W112 e W116; Sistemas de Teto Knauf D112 Unidirecional e Teto Knauf Cleaneo Acústico D127; e o forro Knauf AMF Thermatex dB Acoustic de fibra mineral.

LOCAL DA OBRA

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi construída às margens da MG-010, visando aumentar a expansão e o desenvolvimento para a região de Venda Nova. O projeto, assinado por Oscar Niemeyer, contempla um complexo administrativo de 804 mil metros quadrados (sendo 310 mil m² de área construída), com cinco edifícios que abrigarão 16 mil funcionários, tanto do governo do estado quanto de 16 secretarias regionais.

O projeto contou com cerca de 250 mil metros quadrados de drywall executados com produtos Knauf. A participação da empresa na Cidade Administrativa Tancredo Neves, nova sede do governo estadual de Minas Gerais, mostra a imponência desta obra.

A obra, aliás, teve investimento de R$ 1 bilhão.  Nove construtoras, agrupadas em três consórcios, foram as responsáveis pela execução. A Camargo Corrêa, Santa Bárbara e Mendes Júnior formaram o lote um. A Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS compunham o segundo consórcio e as construtoras Andrade Gutierrez, Via Engenharia e Barbosa Mello, por fim, o terceiro lote de empresas. Já o projeto foi de responsabilidade do escritório da arquiteta Ana Niemeyer, neta de Oscar, e do arquiteto Jair Valera.

DESAFIO

As inconfundíveis curvas de Niemeyer são verdadeiros desafios para a engenharia. Na Cidade Administrativa, considerada por muitos como uma das obras mais ousadas de Niemeyer, a Knauf está representada nos sistemas de paredes, tetos e forros. De acordo com o engenheiro da Knauf responsável pelo Estado de Minas Gerais, Antônio Pedro de Oliveira Barreto, o projeto começou em 2008. Antônio contou que houve a necessidade de rebaixamento do teto, para a passagem das tubulações elétricas, hidráulicas, de ar condicionado e da rede lógica. Além disso, dois desafios: realizar a obra no menor tempo possível e ter um ótimo desempenho, acompanhando as curvas de Niemeyer, que dão toque especial aos interiores dos edifícios.

Cidade Administrativa Tancredo Neves recebe cerca de 250 mil m² de Drywall Knauf
As ousadas curvas arquitetônicas da obra representavam um verdadeiro desafio para a Knauf, que conseguiu atender com sucesso às expectativas do projeto.
 

SOLUÇÃO

Em março de 2009 a Knauf entrou de fato no projeto. Os Sistemas de paredes Knauf W111, W112 e W116; os sistemas de teto Knauf D112 Unidirecional e teto Knauf Cleaneo Acústico D127; e o forro Knauf AMF Thermatex dB Acoustic de fibra mineral começaram a ser instalados. Antônio Pedro explicou que o teto D112 da Knauf conseguiu, de maneira eficaz, se moldar ao espaço e acompanhar as curvas das paredes e tetos feitos pelo Niemeyer. “Toda obra do Niemeyer é um grande desafio pela ousadia das curvas. O grau de dificuldade de execução era muito grande. Tínhamos paredes e tetos curvos. Apesar disso, conseguimos atender plenamente ao que o cliente esperava”, opinou Antônio Pedro.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Além dos tetos Knauf D112 e de fibra mineral, a Cidade Administrativa Tancredo Neves recebeu o Cleaneo em seu Auditório. A idéia, segundo Antônio, era proporcionar bem-estar e qualidade de vida para as pessoas que utilizassem este auditório através de boas condições acústicas, de odor e de iluminação, ganhos obtidos com a instalação do Knauf Cleaneo. Já o forro Knauf AMF Thermatex dB Acoustic, segundo Antônio, tinha como objetivo facilitar a manutenção das tubulações elétrica, hidráulica, de ar condicionado, da rede lógica, além de proporcionar absorção acústica.

Três instaladores da Knauf participaram da instalação: Resicon, Indecor e Impertec. O trio foi vencedor do Prêmio Knauf Qualidade das Instalações na categoria Grande Porte.

Redação AECweb


Conheça mais produtos da Knauf disponíveis no Canal de Especificação Online

Veja também outros destaques da Knauf Drywallno Portal AECweb

Complete seu cadastro