• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Cobre natural e patinado revestem casa de alto padrão

N. Didini

Cobre natural e patinado revestem casa de alto padrão

Produtos da N. Didini foram desenvolvidos de acordo com as necessidades do projeto, destacando-se pela estética, resistência e durabilidade prolongada

N.Didini - Casa CEM - Revestimento de cobre

A residência CEM, construída no tradicional bairro das Laranjeiras, Rio de Janeiro, impressiona por sua arquitetura imponente que, ao mesmo tempo, integra-se com perfeição aos elementos da natureza ao seu redor. O partido de alto padrão foi concebido em meio a árvores e outras vegetações, bem à frente do mar.

Seu projeto é assinado pelo escritório Bernardes Arquitetura, e a construção teve a Laer Engenharia à frente de todo o processo.

Desafio

Casa CEM - Cobre - Beiral e brisesO alto padrão arquitetônico para uma residência de grande porte deveria entrar em comunhão com determinados aspectos técnicos, como a resistência e durabilidade dos materiais escolhidos – em função do ambiente agressivo, à beira-mar –, além da versatilidade de aplicações.

Um dos elementos especificados para revestir os beirais, vãos de corredores e brises foi o cobre. No entanto, exigia-se inovar com a utilização do material para atender as necessidades do projeto, como adaptar um produto de sistema artesanal para um sistema estrutural pré-fabricado, sem que rebites e parafusos ficassem expostos.

Solução

A N. Didini, por seu know-how no desenvolvimento de revestimentos metálicos especiais, recebeu a missão de fornecer os elementos em cobre dentro dos requisitos da obra. Para isso, dispôs de uma equipe técnica especializada que estudou o projeto em conjunto com o escritório de arquitetura e disponibilizou amostras para todos os produtos, até que se chegasse a um denominador comum para a utilização na estrutura da casa.

“Não existia nada semelhante no mercado que pudesse atender a esta casa. Nós desenvolvemos tudo de acordo com o projeto. Por exemplo, nessa obra existem dois tipos de brises – um maior que o outro, todos fabricados em alumínio e revestidos com cobre patinado. Em outros casos, possuem sistema de giro e outros são fixos", explica Rafael Setha Coelho, sócio-diretor da N. Didini.

Assim, o cobre patinado no modelo LB 30 revestiu paredes e brises em um total de 1,3 mil metros quadrados, enquanto o cobre natural foi aplicado no beiral em cerca de 950 metros quadrados – o que proporcionou harmonia interessante com as venezianas de madeira. Na confecção dos elementos foi necessário adaptar clipes e rolamentos, sendo que as peças de fixação foram escondidas nos encaixes precisos entre as modulações.

Brises - Cobre - N.Didini

Rafael afirma que "o cobre patinado, na realidade, foi escolhido por sua beleza, mas também por ser um material duradouro em regiões litorâneas. Possui como característica principal a pátina que o protege durante décadas, sem qualquer manutenção".

Outro ponto interessante é que, ao ser aplicado nos brises (fechados com ângulos propositais para permitir a entrada de luz, porém com visibilidade nula), o cobre patinado contribuiu para um visual acolhedor, envolvendo a natureza com sua patina verde.

“Os produtos da N. Didini realmente se destacaram pela beleza, durabilidade e aplicação eficiente. Nosso atendimento permitiu uma execução dentro do esperado, sem ressalvas. Estudamos todas as possibilidades antes de fornecer os modelos. No geral o resultado agradou à construtora, a arquitetos e ao proprietário da casa", conclui Rafael.

DESCRIÇAO DOS PRODUTOS

O painel LB-30 é um revestimento de cobre (três cores), zinco-titânio (oito cores), alumínio e aço. Pode ser utilizado para obras comerciais e industriais como revestimento interno e externo. O sistema possui largura útil de 26 cm e 56 cm, sendo um material ideal para fachadas, forros e revestimentos internos em geral. Seu acabamento final pode ser natural ou em diversas cores. Ele permite, também, ser perfurado, trazendo uma ventilação constante, porém com possibilidades de bloquear a entrada de sol.

Os Beirais Artísticos, da N. Didini, são desenvolvidos conforme o projeto do arquiteto. Também podem ser produzidos em cobre, nas cores natural, laqueado ou patinado; em zinco-titânio, nas cores cinza ou negro; ou em revzinc, em diversas cores. Devido à maleabilidade dos materiais, é possível fabricar e instalar diferentes tipos de beirais.

Descrição da Obra
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Data: Início: 2013 / Término: 2014
Contratante: Laer Engenharia
Fornecedor: N. Didini
Produtos: Cobre natural e cobre patinado
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da N. Didinino Portal AECweb

Complete seu cadastro