• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Complexo olímpico recebe fachadas microclimáticas

TensoFace

TensoFace

TensoFace Fachadas Ventiladas Ltda

Representante
Rua Valdomiro R. Filho, 143PitangueirasLauro de Freitas-BA-Brasil
Telefone:(71) 3033-3917
Empresa encontrada nos
seguintes tipos:

Complexo olímpico recebe fachadas microclimáticas

TensoFace fornece a membrana Soltis FT 381 e o Sistema de tensionamento Facid®, que neutralizam a ação direta do sol nas fachadas Leste e Oeste da Arena da Juventude, além de garantir excelente conforto térmico

Fachadas Microclimáticas - Complexo Deodoro

O Complexo Esportivo Deodoro foi construído para receber 11 modalidades olímpicas e quatro paraolímpicas nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016, como: hipismo (salto, adestramento e CCE), ciclismo (BMX e Mountain Bike), Pentatlo Moderno, Tiro Esportivo, Canoagem Slalom, Hóquei sobre Grama, Rúgbi e Basquete.

Sua infraestrutura deixará um legado para os moradores de bairros próximos , já que abrange o segundo maior parque radical da capital fluminense, incluindo parte aquática.

Desafio

As fachadas Leste e Oeste da Arena da Juventude- que faz parte do complexo esportivo - não poderiam ficar expostas à ação direta do sol e dos ventos fortes tão peculiares à região, que chegam a atingir velocidade de 120 km/h. A busca, portanto, era por elementos que equilibrassem a transferência térmica e energética para os ambientes internos, além de garantirem resistência a cargas elevadas.

Outro desafio era com relação ao tamanho das fachadas, o que exigiu a utilização de um sistema com panos de grandes dimensões. Consequentemente, a instalação deveria ocorrer com o auxílio de plataformas elevatórias que tivessem capacidade para atingir alturas de até 20 m. Ainda dentro desse contexto, a etapa de montagem não poderia interromper o desempenho de outros empreiteiros.

A instalação das fachadas também precisaria lidar com a influência das intempéries, uma vez que só seria viabilizada em situações com ventos inferiores a 15 km/h.

Solução

A obra apostou no know-how da TensoFace em produzir, fornecer e montar fachadas microclimáticas de grandes dimensões. A empresa disponibilizou dois produtos: a membrana Soltis FT 381, da empresa Serge Ferrari, e o Sistema de tensionamento Facid®.

Daniel Gargiulo, diretor da TensoFace, afirma que a escolha da membrana Soltis FT 381 foi, fundamentalmente, pelo fato de proporcionar excelente conforto térmico e visual, além de sua resistência, que outorga estabilidade e durabilidade contínua por mais de 20 anos.

Plataformas Elevatórias - Instalação Fachadas

"A membrana, composta de poliéster revestido por PVC, é produzida segundo a tecnologia Précontraint, que consiste em pré-tensionar o suporte de poliéster nos dois sentidos, durante todo o ciclo de fabricação. Esse pré-tensionamento aumenta significativamente a longevidade do produto, proporcionando alta resistência à deformação (estabilidade dimensional) e proteção reforçada dos fios contra as agressões externas, além de facilitar a manutenção graças à superfície mais lisa", explica.

Outras características importantes deste produto são as membranas, que recebem tratamento contra raios UV, mofo e fogo, sendo autoextinguíveis. Suportam, ainda, impactos e fortes cargas de vento. Em geral, trata-se de uma solução leve – de apenas 550 g/m² –, enquanto o peso da membrana e do Sistema Facid® varia entre 3 e 5 kg/m².

O Sistema Facid®, inclusive, foi especificado por permitir perfeito tensionamento em grandes dimensões com um alto padrão de acabamento. Composto de perfis e grampos de alumínio, detém tecnologia que permite, ao mesmo tempo, fixar as membranas e regular o nível de tensionamento. Desse modo, é possível promover o alinhamento e a estabilidade com precisão e obter garantia permanente de tensão, principalmente em todas as fases de dilatação e retração das membranas, causadas pela ação de intempéries, como vento, chuva e variações de temperatura.

Vista - Fachada - Oeste

"Um dos diferenciais da tecnologia Facid® é que permite a remoção e montagem das membranas novamente, possibilitando a renovação estética da fachada sem a desmontagem dos perfis instalados. Também cria configurações em grande escala, com formas variáveis, inclusive tridimensionais", ressalta Daniel.

Para a etapa de montagem, os perfis foram fixados na estrutura metálica de suporte. Em seguida, os grampos foram colocados à pressão em todo o perímetro de cada seção de membrana – os grampos com a membrana foram inseridos e pressionados com ferramentas manuais, dentro dos perfis.

Um sistema de cremalheira nos perfis permitiu que os grampos ficassem travados e ocultos ao alcançar o nível máximo de tensionamento. Completaram o acabamento tampas a click – sem parafusos – de 2,50 cm de largura. Todas as peças (junção, marco perimetral e junção angular externa) são produzidas no Brasil, sendo os perfis estruturais em alumínio natural liga 6063 T-6.

Detalhes - Perfis"A TensoFace prestou atendimento full time à obra, colaborando tecnicamente para todo o processo – desde a fase de projeto até a elaboração da estrutura de suporte. Assim, otimizou a produção e a montagem, contribuindo para a entrega da obra com 14 dias de antecipação", complementa Daniel.

No total, foram fornecidos 1,8 mil m² da Membrana Soltis FT 381, e 820 m dos perfis do Sistema Facid®. A execução durou, em sua plenitude, 46 dias.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Facid® é um sistema de tensionamento para fachadas têxteis microclimáticas desenvolvido na Alemanha e difuso na Europa, Estados Unidos e Japão; atualmente distribuído e produzido exclusivamente no Brasil pela TensoFace. O Sistema Facid® acrescenta às qualidades das membranas compósitas perfuradas um extraordinário nível de tensão e um excelente padrão de acabamento, alcançando resultados homologados que o colocam na vanguarda no setor de sistemas de tensionamento de fachadas têxteis.

Descrição da Obra
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Data da obra (instalação das fachadas): Início: dezembro de 2015 / Término: janeiro de 2016
Contratante: Consórcio Complexo Deodoro – Construtora Queiroz e Galvão
Fornecedor: TensoFace Fachada Ventiladas Ltda.
Produtos: Soltis FT 381 (Serge Ferrari) e Facid®

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da TensoFaceno Portal AECweb

Complete seu cadastro