• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Demolição a frio garante mínima interferência em canteiro de obra

Ekipe-C

Ekipe-C - Ekipe C Serviços de Corte Perfuração e Demolição Controlada Ltda

Ekipe-C

Ekipe C Serviços de Corte Perfuração e Demolição Controlada Ltda

Serviços
Rua Professor Clemente Pinho,182Jardim PromissãoSão Paulo-SP-Brasil
Telefone:(11) 2884-4900

Demolição a frio garante mínima interferência em canteiro de obra

Com segurança e rapidez, Corte com Fio Diamantado da Ekipe-C atendeu todas as expectativas na transposição de desnível do Rio Tocantins

Com segurança e rapidez, Corte com Fio Diamantado da Ekipe-C atendeu todas as expectativas na transposição de desnível do Rio Tocantins

Estudo de Caso: Obras das Eclusas de Tucuruí – Restabelecimento da navegabilidade – Pará (PA)

Demolição a frio garante mínima interferência em canteiro de obra

Proprietário da obra: Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.
Contratante: Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A.
Órgão gerenciador: Eletronorte– Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.
Local da obra: Tucuruí / PA
Data da obra:
Jan. 2010
Fornecedor:
Ekipe-C Serviços de Corte, Perfuração e Demolição Controlada Ltda.
Nome dos produtos:
Cortes com fio diamantado

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A obra foi projetada para transpor o desnível de aproximadamente 69 m no Rio Tocantins, no Pará, criado pela construção da Hidrelétrica de Tucuruí, uma das maiores do país. O projeto visou o restabelecimento da navegabilidade no trecho que foi interrompido pela barragem.

DESAFIO

Dada a proximidade dos dois elementos, a demolição do Arco de Concreto deveria interferir minimamente nos Stop Logs metálicos - equipamento para controle de vazão do canal - que compõem o barramento do Rio Tocantins para a formação do lago da UHE Tucuruí.

Demolição a frio garante mínima interferência em canteiro de obra

O Arco de Concreto estava inserido na Eclusa 1, enquanto a Porta Mitra de Montante, a menos de 10 m de distância, se encontrava em estágio avançado de montagem. De acordo com Francisco Eufrantz Fernandes, Gestor da Eletronorte, os serviços de montagem e a segurança dos equipamentos eram primordiais. “Precisávamos encontrar uma maneira de gerar mínima quantidade de pó e resíduos de concreto, além de facilitar a remoção dos materiais provenientes da demolição do Arco”, explica.

SOLUÇÃO

Para a demolição do Arco de Segurança (concreto), não era viável o uso de outra metodologia que não fosse a de demolição a frio. De acordo com Ricardo Zanini Olivatto, gestor de engenharia e planejamento da Camargo Corrêa, outra metodologia também foi cogitada: “Poderíamos utilizar argamassa expansiva, porém no concreto armado, sabíamos que a eficiência não seria adequada”.

Demolição a frio garante mínima interferência em canteiro de obra

Do ponto de vista técnico, o uso do Corte com Fio Diamantado da Equipe-C foi a melhor escolha para a demolição do Arco, devido a preservação dos revestimentos das comportas metálicas.  Foram utilizados mais de 2 mil m² de fios diamantados. De acordo com Francisco Eufrantz Fernandes, os serviços atenderam todas as expectativas com segurança e rapidez, sem interferir no canteiro de obras. “Ressalto a não ocorrência de acidente, uma vez que as atividades exigiam equipamentos de corte que careciam de cuidados especiais e movimentação de cargas verticais de até 27 toneladas. Comparando seu uso com outras alternativas, como detonação ou rompimento com equipamentos mecânicos, o resultado não poderia ter sido mais satisfatório”, conclui.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A Ekipe-C realiza o serviço de demolição controlada, avaliando dimensões e pesos que visam reduzir os investimentos e prazos de execução, além de racionalizar o fracionamento e a retirada de materiais. A empresa utiliza ferramentas diamantadas para o corte de grandes estruturas, sem limite dimensional. O método é ideal para reformas, modificações de layout, demolições parciais e cortes de desconfinamento. Com cortes precisos, evita-se a quebra desnecessária das áreas circundantes que devem ser recompostas.


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto

Veja mais produtos da Ekipe-C disponíveis no Canal de Especificações Online

Veja também outros destaques da Ekipe-Cno Portal AECweb

Complete seu cadastro