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ULMA Construction

Equipamentos da ULMA são utilizados na obra da Serra do Cafezal

A obra – parte da expansão da Rodovia Regis Bittencourt – contou com as fôrmas e escoramentos da empresa


Desde 2010, a Regis Bittencourt passa por uma obra de duplicação na Serra do Cafezal, trecho entre as cidades de Juquitiba e Miracatu. Os 401,6 km da rodovia, que fazem a ligação entre os estados de São Paulo e Paraná, têm grande importância para o desenvolvimento econômico do país. Nas proximidades do estado paulista, por exemplo, o tráfego de veículos ultrapassa os 25 mil por dia; 70% desse volume é formado por ônibus e caminhões de carga.


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A Escora de Alumínio Aluprop foi usada em locais onde era possível montar torres de escoramento com até 20 m (foto: divulgação/ULMA)

DESAFIO

Com 30 km de extensão, o grande desafio da obra foi entre os quilômetros 344 e 363 – no coração da Serra do Cafezal –, cercados pela Mata Atlântica. Os engenheiros optaram pela construção de quatro túneis com 1800 m de extensão cada para preservar a vegetação. Além disso, 36 pontes e viadutos também foram edificadas. Devido à complexidade do projeto, era necessário ter parceiros com expertise e equipamentos versáteis de alta produtividade.


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A Fôrma Comain é um sistema portátil, leve e ideal para executar estruturas verticais, desde pequenas superfícies até grandes áreas (foto: divulgação/ULMA Construction)

SOLUÇÃO

A Comsa, responsável pelo lote quatro do empreendimento, escolheu a ULMA como fornecedora dos equipamentos. A empresa espanhola, por sua vez, forneceu o Cimbre Brio, o Cimbre T-60 e as Escoras de Alumínio Aluprop para os locais onde era possível montar torres de escoramento com até 20 m de altura.

A solução para áreas onde seria inviável a montagem de estruturas foi a Treliça MK, que pode ser apoiada nos pilares das estruturas em desenvolvimento. O equipamento se destaca por atingir até 30 m de comprimento.

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Composta por painéis metálicos semicirculares, a Fôrma CRL proporciona melhor acabamento ao concreto (foto: divulgação/ULMA Construction)

Outras soluções da ULMA Construction também foram usadas, como as Fôrmas Enkoform e a Comain. Utilizadas nos blocos de fundação e nas vigas de sustentação do tabuleiro, têm até 27 m de comprimento e altura variável entre 1,60 m e 2,30 m.

Ideal para execução de pilares circulares, a Fôrma CRL se destacou nos pilares dos viadutos. Com estruturas de até 16 m de altura e 1,20 m a 1,60 m de diâmetro, garante também o bom acabamento do concreto.

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

Andaime Multidirecional Brio: possui sistema de encaixe simples com quantidade reduzida de peças, o que permite uma montagem rápida e segura. Pode ser usado como andaimes pendurados em arcos ou pontes, torres móveis, fachadas etc.

Cimbre Brio: é um escoramento para obras de edificação ou construção pesada. Com número reduzido de peças, sua montagem é fácil e permite o transporte do sistema montado por grua.

Cimbre T-60: é um sistema desenvolvido para suportar cargas verticais de até 6 toneladas por poste com torres isoladas ou conjugadas. Devido ao número reduzido de peças, é simples de montar. Também possui sistema de encaixe que permite o movimento das torres com auxílio de grua ou Carro VR (Mesa voadora).

Escora de Alumínio Aluprop: desenvolvida especialmente para o escoramento de fôrmas horizontais. Durável e extremamente leve, facilita a montagem e pode ser utilizada como torre conjugada. Também pode ser movimentada por meio de grua ou carros VR.

Fôrma Enkoform: é flexível e adaptável a diversas geometrias, em especial grandes lajes e pontes.

Fôrma Comain: é um sistema portátil e leve que pode ser manuseado por um único operário, dispensando o uso de grua. É recomendado para executar estruturas verticais, desde pequenas superfícies até grandes áreas. Conta com diversos painéis capazes de atender a todo tipo de geometria.

Fôrma CRL: especialmente desenvolvida para pilares circulares, é composta por painéis metálicos semicirculares. Pode ser usada em construções industriais e energéticas, construções esportivas, edificações para estações e aeroportos etc.

Treliça MK: sistema para construções de grande capacidade de carga, como pontes, viadutos, túneis, entre outras. Simples de montar, tem grande versatilidade de aplicação e possibilita configurar grandes vãos, dispensando qualquer necessidade de escoramento. O equipamento é constituído por uma série de vigas unidas entre si.

FICHA TÉCNICA DA OBRA
Local: São Paulo (SP)
Data da obra: desde 2010
Contratantee proprietária da obra: Comsa
Fornecedor: ULMA Construction
Produtos: Cimbre Brio e Cimbre T-60; Escora de Alumínio Aluprop; Treliça MK; Fôrmas Enkoform, Comain e CRL; Andaime Multidirecional Brio; Linhas de vida especiais para áreas de fôrmas
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