• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Equipamentos e processos construtivos garantem produtividade em obra de estádio

ULMA Construction

Equipamentos e processos construtivos garantem produtividade em obra de estádio

Com o uso de fôrmas, escoramentos e andaimes da ULMA, realiza-se com rapidez e alto nível de segurança, a construção do Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha).

Estádio Mané Garrincha - ULMA

Localizado na área central de Brasília, o Estádio Nacional de Brasília está a 1 km do Centro Empresarial e a 3 km do Palácio do Planalto. Com 188 mil m² de área construída, a previsão é de que a capacidade da arena aumente de 45 para 71 mil lugares para a Copa do Mundo de 2014.

Formas - Escoramentos - Andaimes

Desafio

A obra que vai transformar o antigo estádio olímpico, totalmente demolido, em arena multiuso, abrange a construção de novas arquibancadas, a eliminação da pista de atletismo, o rebaixamento do gramado e a construção de estacionamentos no subsolo.

Para o desenvolvimento da construção, nos ritmos exigidos pelo consórcio, era necessário um grande volume de material, cerca de 4 mil toneladas de equipamentos e processos construtivos que gerassem produtividade com pouca mão de obra. O prazo para execução das estruturas era curto e por ser uma obra de alto padrão e com grandes alturas, pedia a garantia de qualidade e alto nível de segurança de trabalho.

Solução

Com a obra ainda em andamento, a ULMA Construcción atende os objetivos esperados, oferecendo soluções que viabilizam o processo. O alto nível de produtividade das fôrmas, escoramentos e andaimes mostrou-se essencial, pois garantem rapidez de montagem em grandes alturas, cumprindo os rígidos critérios de segurança.

O diretor também contou que outra necessidade a ser suprida foi a execução de pilares circulares de 1,50 m e 1,20 m de diâmetro, com 46 m de altura. “Utilizamos a Fôrma de Pilares Circulares CLR, com concretagens de 4 m de altura consecutivas”.

A questão da segurança dos trabalhadores foi essencial para a escolha do Sistema de Andaime Multidirecional BRIO como plataforma de trabalho. A solução cumpre todas as normas de segurança da obra.

Obra - Estádio - ULMA

“Para a execução das vigas de arquibancada com alturas que chegavam a 12 m, foram projetadas mesas com Sistema de Estruturas MK apoiado em torres de Cimbre BRIO. Esses equipamentos eram movimentados por carros Laterais VR e içados por guindastes até a nova área de concretagem”, reforça Fernando.

O Sistema de Escoras de Alumínio ALUPROP foi utilizado no escoramento de lajes e vigas com 12 m de pé direito. Elas são movimentadas por carros e ganham produtividade, pois não pedem desmontagem do sistema para movimentação à nova área de utilização.

A maior dificuldade encontrada pela ULMA é a execução do Anel de Compressão, uma estrutura de 22 m de largura que ficará ao redor do estádio, a uma altura de 46 m. “O desafio foi superado com o uso do mais inovador e versátil sistema de Estruturas MK. A ULMA já iniciou a montagem das Treliças MK apoiadas em consoles metálicos embutidos dentro dos 288 pilares, que suportarão a estrutura do anel”, ressalta Fernando.

Para Marcos Aparecido Tonchis, Gerente de Produção da Andrade Gutierrez, a ULMA superou as expectativas em nível de produtividade e qualidade. “Com produtos e soluções técnicas modernas, a ULMA está atendendo os objetivos esperados pela obra, com as tecnologias atuais”, elogia, ressaltando a dificuldade do processo e a necessidade equipamentos ágeis e de montagem rápida. “O prazo arrojado exigia a versatilidade e produtividade. Principalmente para as estruturas esbeltas e altas, a ULMA superou com assistência full time o elevado grau de dificuldade e os altíssimos critérios de segurança no canteiro de obras”, finaliza.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Fôrma Portátil COMAIN
Fôrma vertical composta por uma grande diversidade de painéis modulados, com peso inferior a 34kg. Para encaixe nas mais variadas peças estruturais como cortinas, reservatórios, pilares, vigas, paredes, etc.

Sistema de Andaime Multidirecional BRIO
Sistema de Andaime de encaixe simples e quantidade reduzida de peças. Essas características permitem uma montagem rápida e segura, não necessitando de nenhuma ferramenta especial. Atende a diversas estruturas.

Sistema de Estruturas MK
Sistema de estruturas concebido para construções de grande capacidade de carga, tais como pontes, viadutos, túneis entre outros. É formado por uma série de vigas unidas entre si, que servem para configurar diferentes estruturas para o suporte das cargas, com um número reduzido de elementos.

Cimbre BRIO
Escoramento para obras de edificação ou construção pesada, elaborado para suportar fôrmas verticais ou de madeira. Possui um número reduzido de peças, facilitando a montagem e permite ainda o transporte do sistema montado através de grua.

Escoras de Alumínio ALUPROP
Escoras de Alumínio especialmente concebidas para escoramentos de fôrmas horizontais, ou qualquer necessidade de escoramentos de obras, pontuais ou como torres, com alturas de até 12 metros cargas máximas de até 90kN. São extremamente leves e apresentam sistema de regulagem e fixação de altura.

Descrição da Obra
Proprietário da obra – Governo do Distrito Federal – Novacap
Contratante – Consórcio Brasília 2014(Construtora Andrade Gutierrez e Via Engenharia)
Local da obra – Eixo Monumental de Brasília/área central de Brasília - DF
Data da obra – Julho/2010 a julho/2013
Fabricante ULMA Construcción
Nome dos Produtos – Fôrma Portátil COMAIN; Fôrma Modular ORMA; Console trepante CF-170; Escoras de Alumínio ALUPROP; Cimbre BRIO; Andaime Multidirecional BRIO; Escada BRIO; Estruturas MK; Fôrma Vertical Enkoform VMK; Mesa VR; Fôrma de Pilares Circulares CLR; Vigas VM-20
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal dos Equipamentos

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro