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ULMA Construction

Escoramento suspenso otimiza construção de terminal pesqueiro

As treliças MK, os perfis metálicos especiais e as fôrmas para lajes ENKOFORM HMK da ULMA se destacaram pela flexibilidade de aplicação e por proporcionarem agilidade à obra

Com previsão para ser entregue em 2019, o Terminal Pesqueiro de Itaipava, localizado no município de Itapemirim (ES), terá capacidade para receber mais de 400 embarcações por dia. Sua estrutura garantirá às embarcações o abastecimento de gelo e óleo diesel, além da retirada e beneficiamento do pescado. Além disso, contará com oficinas para barcos, escola náutica e centros administrativo de apoio aos pescadores.

DESAFIO

Como trata-se de uma estrutura robusta inserida numa área de construção complexa – dentro do mar –, o terminal precisava ser construído com a ajuda de equipamentos que tivessem capacidade de atender a diferentes situações de aplicação, assim com a vários tipos de estruturas e geometrias.

SOLUÇÃO

A construtora JRN – responsável pela obra – contou com a parceria da ULMA Construction para fazer as fôrmas e os escoramentos do píer, abas e lajes do terminal, penduradas sobre as fundações.

Os principais equipamentos fornecidos foram as treliças MK. Elas venceram vãos com até 16 metros de comprimento sobre a fundação do terminal, no escoramento das lajes e vigas robustas, que têm espessuras de até 1,20 metro.

"As treliças MK reduziram bastante o esperado em termos de carregamento de estrutura metálica para cimbamento. Essa foi uma das maiores contribuições, no meu ponto de vista", aponta Guilher Caldeira, engenheiro de produção da JRN.

Além disso, a ULMA disponibilizou perfis metálicos especiais e as fôrmas para lajes ENKOFORM HMK que também tiveram papel importante na obra: elas se diferenciaram pela flexibilidade de aplicação e por adequarem as pressões de concretagem em até 90 kN/m².

Os produtos ainda se destacaram pela rotatividade, pois mesmo com poucas peças de fôrmas e escoramentos, proporcionaram um ritmo de obra intenso, conforme o esperado pelo contratante.

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Quando estiver pronto, o Terminal Pesqueiro de Itaipava será capaz de comportar 400 embarcações (foto: divulgação/Paulo Barros)

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A treliça MK é ideal para construções de grande capacidade de carga, como pontes, viadutos e túneis. Simples e de fácil montagem, é uma solução de uso versátil capaz de vencer grandes vãos e que dispensa escoramento. Além disso, possui um número reduzido de elementos, proporcionando estruturas mais leves.

Já a fôrma para lajes ENKOFORM HMK pode ser aplicada em diversas geometrias, sendo configurável em seção transversal constante e variável (maciço ou oco), pontes curvas e pontes de canto de tabuleiro – tamém variável. Destaca-se pela desforma ágil, que pode ser feita por módulos ou panos.

DescriÇÃo da Obra
Local: Itapemirim (ES)
Data da obra: conclusão prevista para 2019
Empresa contratante e proprietária da obra: Construtora JRN
Fornecedor ULMA Construction
Produtos: Treliças MK, perfis metálicos especiais e fôrma para lajes ENKOFORM HMK
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