• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Estrutura aérea viabiliza concretagem das abas de viaduto em Salvador

ULMA Construction

Estrutura aérea viabiliza concretagem das abas de viaduto em Salvador

A ULMA Brasil Fôrmas e Escoramentos forneceu o Sistema MK-120, projetado como carro para concretagem das abas do viaduto.



Estudo de caso: Sistema MK-120 / Anel Viário – Viaduto 16 – Salvador-BA

Estrutura aérea viabiliza concretagem das abas de viaduto em Salvador

Proprietário da obra – CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia.
Contratante – Construtora OAS ltd.
Local da obra – Via de ligação entre BR-324 ao porto de Salvador - BA
Data da obra –2010.
Fabricante – ULMA Brasil Fôrmas e Escoramentos ltda.
Nome do Produto – Sistema Estrutura MK-120

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A Via Portuária é uma obra de vitrine do Governo do Estado da Bahia, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ligará a BR-324 ao porto de Salvador. É composta por vários viadutos com alta complexidade de construção, devido às grandes interferências de tráfego, avenidas e estradas de uma grande cidade.

DESAFIO

De acordo com Fernando Rodrigues dos Santos, Diretor Técnico da Ulma, o grande desafio encontrado na obra foi executar a concretagem das abas de concreto do viaduto 16 sem causar transtornos ao tráfego e com a agilidade necessária à obra. “O viaduto possui uma extensão de 260 metros e foi projetado em uma estrutura mista – formada por componentes metálicos e de concreto –, que passa por cima de uma rodovia e áreas com muitos desníveis”, afirmou.

Estrutura aérea viabiliza concretagem das abas de viaduto em Salvador

SOLUÇÃO

A ULMA forneceu para a obra uma solução inovadora no Brasil, utilizando o Sistema Estrutura MK-120. “Foi elaborado um projeto que possibilitou a execução da fôrma, apoiando o escoramento diretamente na estrutura metálica da ponte e pendurando a fôrma nesse escoramento. O processo mais tradicional de executar esse tipo de solução é fazer o escoramento apoiado no chão, o que causa muita mão de obra de montagem (alturas maiores que 20 metros) e muita interferência no transito local", explicou o diretor.

O Sistema minimizou o tempo entre as concretagens e eliminou o uso de guindastes para movimentar o escoramento e a fôrma, entre o trecho previamente concretado e a nova área a concretar.

Aliado a grande versatilidade, o Sistema MK-120 também ofereceu todos os elementos de segurança para que os trabalhadores pudessem executar as tarefas dentro das normas brasileiras.

Estrutura aérea viabiliza concretagem das abas de viaduto em Salvador

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O Sistema MK é um produto projetado para realização de estruturas de grande capacidade de carga.

Sua principal característica é a versatilidade, podendo ser configurado em estruturas para realização de pórticos, estruturas tipo carro, estruturas tipo túneis, estruturas para suporte de cargas de escoramento pesado, fôrmas horizontais ou verticais, consoles de trepagem e estruturas similares.

O elemento comum para todas as soluções é a viga chamada RIOSTRA MK. Seu elaborado desenho, junto a uma combinação adequada de acessórios da ULMA, proporciona ao sistema MK a capacidade de abordar todas as configurações mencionadas anteriormente.


Clique para obter catálogos e mais informações deste produto.

Veja outros produtos da Ulma disponíveis no Canal de Especificação Online.

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro