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ULMA Construction

Estruturas para escoramento modular viabilizam obra na metade do prazo previsto

Mil toneladas de equipamentos da ULMA Construcción foram montados em tempo mínimo, agilizando a obra da Usina Hidrelétrica de Jirau



Estudo de caso: Usina Hidrelétrica Jirau / Porto Velho – Rondônia

Estruturas para escoramento modular viabilizam obra na metade do prazo previsto

Proprietário da obra – Governo Federal - PAC
Contratante – Construtora Camargo Corrêa
Local da obra – Usina Hidrelétrica Jirau – Porto Velho – Rondônia
Data da obra – Início: Janeiro de 2010 / Término: previsão para fevereiro de 2014
Fornecedor – ULMA Construcción
Nome do Produto – Estruturas / CIMBRE MK

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Uma das grandes obras em execução no Brasil pelo PAC – Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal – a Usina Hidrelétrica de Jirau será a 14ª maior em geração de energia no mundo. Localizado em Porto Velho, Rondônia, o complexo terá vertedouro e casa de força com 28 turbinas instaladas no braço direito do Rio Madeira. Na margem esquerda, receberá outra casa de força e mais 18 turbinas. Entre as duas estruturas, ficará uma barragem de entroncamento, que contemplará um barramento de quase seis metros de comprimento de crista, com altura máxima de 56 m no leito do rio.

Em sua totalidade, a Usina Hidrelétrica de Jirau terá 3.450 MW de potência instalada e sua execução deverá consumir um volume de concreto estimado de 2.478.361 m³.

Os grandes destaques desta obra são os projetos otimizados para proporcionar maior produtividade, permitindo que a usina inicie parcialmente em 2012 suas operações dentro de um padrão de geração de energia sustentável. Em seu maior pico de atividades, a usina deverá contar com 19 mil funcionários.

DESAFIO

Para uma obra desse porte era essencial utilizar sistemas de alta tecnologia para o escoramento. O objetivo era agilizar a concretagem da tomada d’água e do túnel de transição da casa de força, localizada nas margens direita e esquerda do rio.

As estruturas de escoramento utilizadas para este tipo de obra geralmente são improvisadas com tubo, braçadeira e fôrmas de madeira, acarretando em montagens muito trabalhosas e desmontagens “desastrosas”, devido ao grande peso das peças, que são retiradas uma a uma abaixo da estrutura recém concretada, que encarecem a execução do projeto.

Outro ponto importante era a preocupação da obra em ter soluções que garantissem segurança total aos trabalhadores e à estrutura, suportando elevadas sobrecargas de concreto fluído.

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SOLUÇÃO

O Sistema de Estruturas MK, inovação desenvolvida pela ULMA Construcción, foi utilizado como escoramento móvel por meio de trilhos, destacando-se como o principal diferencial da obra. A montagem modular proporcionada por este sistema gerou um ganho de produtividade de 50% do tempo, se comparado aos sistemas convencionais. A obra utilizou cerca de mil toneladas de equipamentos que foram montados em tempo mínimo devido à grande produtividade.

O processo contou com toda assistência da equipe técnica especializada da ULMA Construcción, atendendo às normas internacionais mais exigentes.

O Sistema de Estruturas MK aplicou-se em várias situações:

Escoramento da tomada d’água

Mais de 18 m de escoramento e 2,5 m de espessura de concreto receberam o escoramento do Cimbre MK-360. A execução foi complementada pela fôrma Enkoform-MK, com torres deitadas ao solo e movimentadas horizontalmente por rodas pesadas.

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Este processo ofereceu mais flexibilidade, pois as rodas permitiram ser retiradas debaixo da estrutura recém-concretada. Dessa forma, a torre foi içada para escorar nova estrutura da tomada d’água, minimizando trabalhos de desmontagem e remontagem das peças de escoramento de fôrma.

Plataforma de trabalho e apoio de fôrmas com 6 m de balanço

Segurança e eficiência foram os benefícios que a Estrutura MK proporcionou. Ela foi utilizada como grande plataforma de trabalho e apoio de fôrmas para a Viga Munhão. Esta solução tem 6 m de balanço, foi apoiada em cones fixados no concreto e tinha guarda-corpos de proteção ao trabalhador.

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Túnel de Transição

Para a execução do Túnel de Transição – estrutura de 27 m de comprimento com seção de altura variável, saindo de circular para retangular, entre 11 m e 14,5 m respectivamente – foi utilizado o Sistema de Estruturas MK acoplado ao Cimbre MK. As torres compõem os carros montados no solo que, depois, foram transportadas e montadas.

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A desforma ocorreu de maneira muito fácil, pois as rodas pesadas permitiram aos módulos de escoramento e fôrma saírem de dentro da estrutura recém-concretada, possibilitando a rápida montagem de outros túneis sequenciais.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

O Sistema de Estruturas MK é concebido para construções de grande capacidade de carga, tais como pontes, viadutos, túneis entre outros. Tem simples e rápida montagem, com uma grande versatilidade de aplicação. O produto é formado por uma série de vigas unidas entre si, que servem para configurar diferentes estruturas para o suporte das cargas, com um número reduzido de elementos. Outra vantagem é o fato de possibilitar grandes vãos, sem qualquer necessidade de escoramento.


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