• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Fôrmas e cimbramento ULMA conferem praticidade e agilidade à obra do metrô

ULMA Construction

Fôrmas e cimbramento ULMA conferem praticidade e agilidade à obra do metrô

Construção da nova linha metroviária do Rio de Janeiro teve os pilares concretados com a fôrma ENKOFORM. Já nas lajes foram utilizadas Mesa VR e ALUPROP

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro terá como ponto de partida a estação Ipanema e como ponto final a estação Jardim Oceânico. O objetivo do projeto é a construção de um sistema de transporte terrestre com 16 km de extensão, ligando a Barra da Tijuca, na zona oeste; a Ipanema, na zona sul, fazendo a conexão com a Linha 1 – já existente – na estação General Osório.

Serão seis novas estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz, além da expansão da General Osório. Após sua conclusão, terá capacidade para transportar cerca de 300 mil passageiros/dia.

A estação Jardim Oceânico, objeto deste case, tem 200 m lineares de extensão. O restante da obra abrange os trechos chamados de ‘trincheira’, transição e rabicho pós-estação (fim da linha).

As obras estão sendo executadas pelo Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB), composto pela Norberto Odebrecht, Carioca Engenharia, Cowan, Servix e Queiroz Galvão.

Desafio

Um dos grandes desafios da obra são os pilares de 5,5 m de altura, que deveriam ter a concretagem executada numa única etapa, ou seja, o cimbramento da laje deveria ser de fácil montagem e com agilidade para ser deslocado para a laje subsequente.

Desta forma, era preciso que a fôrma fosse contínua e que compreendesse a altura dos pilares, além do cimbramento ser prático, leve e de fácil montagem.

A obra possui, ainda, alguns obstáculos como os diversos níveis de estroncas metálicas que dificultam a descida do material para o interior da vala.

Solução

Diante das particularidades da obra, os sistemas de fôrmas e cimbramento da ULMA foram ideais. Garantiram mais praticidade na montagem, qualidade no acabamento e agilidade no deslocamento para as próximas fases.

Os sistemas estão sendo utilizados nos pilares e lajes dos blocos 20 ao 24 (transição) e nos blocos 01 ao 05 (rabicho).

O custo-benefício dos produtos da ULMA deve-se à agilidade e rapidez com que montávamos e deslocávamos os materiais para os blocos subsequentes

“O custo-benefício dos produtos da ULMA deve-se à agilidade e rapidez com que montávamos e deslocávamos os materiais para os blocos subsequentes”, afirma Marcelo Piola da Silva, coordenador de produção da obra.

Ainda de acordo com Marcelo, toda a execução foi feita pela equipe do CCRB e supervisionada pelos engenheiros de campo da ULMA.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Escora de Alumínio ALUPROP: Fabricada para escoramentos de fôrmas horizontais, com grandes pés-direitos e que demandam mais agilidade na montagem. Extremamente leve, facilita a montagem e pode ser utilizada como torre conjugada e movimentada através de grua ou Carros VR. Não é necessário fazer a desmontagem para a nova área de apoio.

ORMAFôrma Modular ORMA: Desenvolvida para grandes concretagens, a fôrma suporta até 80 kN/m² de pressão de concretagem. Com sistema de união simples e prático, assegura a rigidez e a estanqueidade da fôrma ao mesmo tempo em que proporciona perfeito alinhamento dos painéis.

Os painéis permitem obter modulações múltiplas de 30 cm, podendo chegar a concretagens de até 10 m de altura numa única etapa – este sistema foi utilizado num primeiro momento na obra, sendo substituído pelo Enkoform para melhor adequação.

Fôrma Vertical ENKOFORM VMK: Composta pelas Vigas Riostras MK e VM-20, fornece a solução para as mais variadas seções de obras de arte, inclusive paredes arquitetônicas de concreto aparente. É capaz de atender às diversas geometrias, podendo formar painéis únicos de até 36 m², ou seja, menos juntas executivas e alta produtividade de ciclos.

Mesa VR: Ideal para a execução de lajes maciças ou nervuradas. Gera economia na montagem e desmontagem, uma vez que a fôrma é facilmente montada no início da obra e desloca-se de uma área de utilização para outra através de grua, além de proporcionar excelentes acabamentos e segurança à obra.

Descrição da Obra
Proprietário da obra: Governo do Rio de Janeiro
Contratante: Consórcio Construtor Rio Barra
Local da obra: Rio de Janeiro (RJ)
Data da obra (Instalação): Início: 2010 / Término: 2015
Fornecedor: ULMA
Nome do Produto: Fôrma Modular ORMA, Fôrma Vertical ENKOFORM VMK, MESA VR e Escora de Alumínio ALUPROP
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro