• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Geocélula e Geotêxtil revitalizam canal de drenagem do Aeroporto de Guarulhos

Bidim

Bidim

Mexichem Brasil Indústria de Transformação Plástica Ltda

Fabricante
Rua Pedro Rachid, 846, Bloco ASantanaSão José dos Campos-SP-Brasil
Telefone:(12) 3946-4610 ramal: 976742527

Geocélula e Geotêxtil revitalizam canal de drenagem do Aeroporto de Guarulhos

Sistema de confinamento celular composto por Geoweb e Geotêxtil Bidim promove maior flexibilidade ao revestimento do canal e acelera cronograma construtivo da obra.



Estudo de Caso: Canal de Macrodrenagem da Sub-bacia II / Aeroporto de Guarulhos (SP).

Geocélula e Geotêxtil revitalizam canal de drenagem do Aeroporto de Guarulhos

Proprietário da obra: Infraero.
Contratante: Infraero.
Local da obra: Aeroporto de Guarulhos (SP).
Data da obra: Início - abril de 2006 / Término - dezembro de 2007.
Construtoras: Consórcio Queiroz Galvão / Constran / Serveng
Execução inicial: Agrogeo Engenharia Ltda.
Fornecedor: Mexichem Bidim Ltda.
Nome dos Produtos: Geotêxtil Bidim / Geoweb.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

O Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos, conhecido também como Aeroporto de Cumbica, é o principal e mais movimentado aeroporto do Brasil. Localiza-se na cidade de Guarulhos e está a 25 km do centro da capital paulista.

A área de implantação do canal de macrodrenagem da sub-bacia II no local possui uma extensão de 700 m lineares com aproximadamente 8,5 mil m² , localizada em área destinada à expansão do aeroporto. Nas proximidades do canal, o projeto prevê desapropriação futura das casas existentes para ganho de terreno.

Geocélula e Geotêxtil revitalizam canal de drenagem do Aeroporto de Guarulhos

DESAFIO

Para atender a alta demanda de passageiros e de cargas, a Infraero - empresa que administra o aeroporto desde sua inauguração -, tinha como o objetivo realizar a adequação, ampliação e revitalização do sistema de pátios e pistas, recuperação e revitalização do sistema de macrodrenagem e implantação do sistema separador de água / óleo, e revitalização do sistema viário.

“O maior entrave desta obra era o solo do local, pois não tinha coesão e apresentava fragilidade para a construção de um canal convencional e com uma alta quantidade de água. Qualquer material rígido construído no canal poderia sofrer recalque devido as constantes movimentações de massas de solos e futuras trincas ao longo do tempo e conseqüentemente erosões”, afirma Fernando Andrade, engenheiro da Agrogeo, empresa responsável pela execução inicial da obra.

A primeira opção consistia na remoção de todo o material (solo) e a importação de solo de fora para a estabilização do talude, o que custaria muito caro e poderia trazer algum dano ao meio ambiente.

SOLUÇÃO

Foram utilizadas as mantas Geoweb e Geotêxtil da Mexichem Bidim no canal pertencente ao sistema de macrodrenagem do Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP. O revestimento de fundo e dos taludes laterais, com até 2 m de altura, de todo o canal foi preenchido com brita nº 3 e concreto, promovendo maior flexibilidade ao revestimento, recomendável para o solo local.

Geocélula e Geotêxtil revitalizam canal de drenagem do Aeroporto de Guarulhos

O Geotêxtil Bidim, instalado entre o solo de base e a Geoweb, atuou como elemento separador e como filtro, impedindo o carreamento de partículas do solo para o sistema de confinamento celular. “A utilização do Geotêxtil Bidim no canal possibilitou a retenção de materiais finos de solos no talude, evitando assim carreamentos destas partículas e o início de uma erosão interna”, disse Andrade.

A Geoweb, preenchida com brita e concreto, assegurou ao revestimento maior flexibilidade e permitiu que acompanhasse qualquer deformação do solo de base. “A manta evitou as trincas devido às movimentações internas das águas em época de chuvas. Barbacans (tubos de PVC envolvido com Geotêxtil Bidim) foram instalados em suas laterais para evitar a supressão”, complementa o engenheiro.

Os produtos apresentaram como principais vantagens:

- Flexibilidade do revestimento, permitindo que este acompanhe eventuais subsidências ou recalque da superfície do terreno;

- Confinamento e proteção eficaz do material de preenchimento;

- Rapidez de execução, o que permite acelerar o cronograma construtivo da obra;

- Limpeza e organização durante a execução da obra;

- Custo comparativamente inferior às soluções tradicionais.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

O Bidim RT é um nãotecido agulhado de filamentos contínuos 100% poliéster, com elevada resistência mecânica, química e à radiação UV.

Geoweb é um sistema de confinamento celular de alta performance, 100% em polietileno de alta densidade, com paredes texturizadas e perfuradas, unidas por ultrassom.


Clique para obter catálogo e outras informações da Geoweb.

Clique para obter catálogo e outras informações do Bidim RT.

Veja mais produtos da Mexichem Bidim disponíveis no Canal de Especificação Online.

Veja também outros destaques da Bidimno Portal AECweb

Complete seu cadastro