• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Geocomposto permite capacidade de vazão superior em condomínio

Maccaferri

Geocomposto permite capacidade de vazão superior em condomínio

MacDrain® J da Maccaferri ofereceu economia, praticidade e eficiência sem prejudicar o desempenho da vegetação.

Estudo de caso: MacDrain® J 20.2 – 27.830,00 m² / Condomínio Santa Mônica Jardins (RJ).



Geocomposto permite capacidade de vazão superior em condomínio

Proprietário da obra: Brascan Empreendimentos Imob. Ltda.
Contratante: Brascan Empreendimentos Imob. Ltda.
Local da obra: Condomínio Santa Mônica Jardins – Barra da Tijuca (RJ).
Data da obra: Início - junho de 2008 / Término - março de 2009.
Fornecedor – Maccaferri do Brasil Ltda.
Nome do Produto – MacDrain® J 20.2 – 27.830,00 m².

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A obra foi realizada no Santa Mônica Jardins, um condomínio de casas já pronto na Barra da Tijuca (RJ). É localizado dentro de um bairro fechado, que se caracteriza pela segurança e excelente infra-estrutura. Apresenta uma área de 372.000 m², constituída por casas dúplex de 415 a 491 m², shoppings, restaurantes, cinemas, teatros, casas de show, universidades e grandes centros comerciais.

DESAFIO

O condomínio apresentava projetos sofisticados e diferenciados de paisagismos, com espaços de meditação, jardins de pedras e gramados, possibilitando uma convivência ao ar livre e em contato com a natureza.

A área necessitava de uma drenagem eficiente, capaz de evitar o acúmulo de água sobre o gramado existente no entorno do edifício construído, permitindo o pleno desenvolvimento da vegetação sem atrapalhar a utilização do espaço verde criado.

Inicialmente, estava especificado pelo projetista uma camada de brita de 15 cm, coberto com geotêxtil não-tecido para drenagem. No entanto, esse sistema utiliza recursos naturais, não facilitaria e nem aceleraria a instalação do conjunto. Também não permitiria economia em relação aos custos com materiais, mão de obra, estocagem, logística e encargos sociais.

Havia também um fator agravante. O jardim estava localizado sobre a laje do estacionamento subterrâneo. A necessidade de se reduzir a sobrecarga, mantendo a eficiência drenante, era premente.

Geocomposto permite capacidade de vazão superior em condomínio

SOLUÇÃO

Foi então realizado estudo de viabilidade para comparação do sistema até então adotado, com a solução em geocomposto MacDrain® J da empresa Maccaferri. O estudo comprovou a vantagem dessa solução sobre o sistema convencional, resultando em uma estrutura mais econômica, visto que a carga aplicada sobre o produto era muito baixa com altura máxima de aterro de 50 cm.

De acordo com Paulo Rocha, Engenheiro da Maccaferri, o produto foi escolhido principalmente pela facilidade em se aplicar a solução, já que é feita apenas com o desenrolar do material e sobreposição simples de suas laterais. “Somado a isso, o uso do MacDrain® J eliminou a utilização da brita, reduzindo a sobrecarga na laje. A baixa pressão que seria aplicada sobre o geocomposto permitiu que a solução J fosse adotada”, afirma Rocha.

Outro fator importante para a escolha foi o prazo de execução da solução, pois a área que foi drenada era bastante extensa, sendo que deveria ser executada em curto prazo, necessidade essa atendida pela solução MacDrain®.

O Engenheiro também destaca outros benefícios que o produto ofereceu à obra. “Tecnicamente, o MacDrain® apresenta uma capacidade de vazão superior à solução convencional em brita. Mesmo com a espessura até 20 vezes menor, ou seja, com apenas 1 cm de espessura, ele conduz a água da chuva para fora do sistema com uma velocidade superior a um colchão de 20 cm de brita, acelerando a possibilidade de utilização da área”, diz.

Dessa forma, MacDrain® conseguiu corresponder às exigências do projeto, considerando que o escoamento da água das chuvas acontece em prazos extremamente curtos (poucos minutos após a ocorrência de chuvas a área já esta seca e apta a ser utilizada), tudo isso sem prejudicar o desempenho da vegetação.

Geocomposto permite capacidade de vazão superior em condomínio

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Eficiente sistema de drenagem, Macdrain® é um geocomposto formado por três elementos: o drenante, que possibilita captar e conduzir as águas de infiltração / percolação, saneando o solo; o filtrante, que impede o carregamento das partículas de solo para o interior do elemento drenante (o que provocaria sua colmotação e a perda da vazão); por fim, o elemento coletor, que conduz a água drenada para a descarga.

Redação AECweb


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Conheça mais produtos da Maccaferri disponíveis no Canal de Especificação Online.

Veja também outros destaques da Maccaferrino Portal AECweb

Complete seu cadastro