• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Impermeabilizantes Tecryl solucionam problemas de infiltração

Tecryl

Impermeabilizantes Tecryl solucionam problemas de infiltração

Na obra do Museu do Amanhã, a manta Tecryl D-3 atuou em conjunto com outras soluções para corrigir falhas na impermeabilização da cobertura metálica

Impermeabilizantes Tecryl - Museu do amanhã

Iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro como parte do projeto de revitalização do Porto Maravilha, o Museu do Amanhã foi inaugurado em dezembro de 2015 como novo ícone cultural da cidade. Com projeto arquitetônico de Santiago Calatrava (concepção) e Ruy Rezende (desenvolvimento e gerenciamento), o complexo está ancorado no Píer Mauá, sobre a Baía de Guanabara.

O museu ocupa 15 mil m² de área construída, possui espelhos d’água, jardim, ciclovia e espaço para lazer. No total, o lote tem 34,6 mil m². Internamente, possui diversos equipamentos multimídia de última geração que interagem com os visitantes e promovem uma experiência e reflexão acerca da ciência, da arte e das mudanças ambientais.

Sua infraestrutura contempla, ainda, auditório com capacidade para 400 lugares, loja, cafeteria, restaurante e áreas dedicadas às exposições temporárias.

Desafio

Museu do AmanhãA ineficácia de um sistema de impermeabilização causou danos à obra, como infiltrações nas estruturas metálicas. A patologia afetou coletores de água de chuva e equipamentos de última geração. Devido à proximidade da inauguração do museu, exigiu-se uma força tarefa para reparar o problema em um tempo muito escasso.

“Foi necessário analisar as áreas danificadas e retirar do substrato todo o material de impermeabilização até então aplicado para obter uma superfície totalmente limpa e livre de partículas soltas, e em condições de receber um novo produto capaz de combater qualquer tipo de infiltração”, relata João Carlos Albuquerque, engenheiro de estruturas metálicas da obra.

Em razão de o problema ter ocorrido no telhado, a aplicação pediu o apoio de gruas para acesso no piso superior. Outro desafio foi a ocorrência de fortes chuvas na região, o que aumentou ainda mais a urgência na intervenção.

Solução

O engenheiro diz que “o impermeabilizante Tecryl D-3, da empresa Tecryl, foi lembrado como solução definitiva para corrigir o problema da obra, pois trata-se de uma manta acrílica de alta elasticidade, secagem rápida e fácil aplicação, além de aderência incomparável em qualquer superfície”.

Tecryl - Coberturas - Impermeabilizantes

Para a aplicação, removeu-se o produto que estava inserido no substrato e, rapidamente, foi possível proteger toda a cobertura metálica.

“Com essa solução, não houve mais intercorrências com infiltrações na obra. A eficácia do produto e a assistência técnica da Tecryl foram determinantes para não acarretar atrasos na inauguração do museu”, ressalta Albuquerque.

Também foram fornecidos o Sela Calha – Sela Trinca e o Super Tela que, em conjunto com o Tecryl D-3, contribuíram para total impermeabilização. Juntos, eles foram aplicados na cobertura metálica, junções, calhas e tetos.

Tecryl - AplicaçãoDESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Após a aplicação, a manta impermeabilizante Tecryl D3 não apresenta nenhuma emenda, o que garante a ausência de pontos fracos e vulneráveis. É ideal para as mais diversas áreas onde as tradicionais mantas tornaram-se ineficazes. Apresenta baixo custo, alto desempenho e durabilidade, e sua aplicação é prática.

Sela Calha – Sela Trinca é uma solução de consistência pastosa, altamente aderente e flexível. Pode ser usada como adesivo e/ou selante e para impermeabilização de fissuras, trincas e emendas de calhas. Apresenta excelente resistência a variações climáticas e a intempéries.

Especialmente desenvolvida com fios de poliéster de alta tenacidade, colados e protegidos com resina de PVC, Super Tela apresenta um conjunto de características importantes para um trabalho definitivo e de alta qualidade. Devido à baixa espessura, o consumo de impermeabilizante para preencher todas as suas telas é reduzido.

Produtos impermeabilizantes - Tecryl

Descrição da Obra
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Data da obra: Início: 2011 / Término: 2015
Contratante: Consórcio Porto Rio (Construtora OAS, Carioca Engenharia e Odebrecht)
Escritórios de arquitetura: Santiago Calatrava – Architects & Engineers (concepção) e Ruy Rezende Arquitetura (desenvolvimento e gerenciamento)
Fornecedor: Tecryl
Produtos: Tecryl D-3 | Sela Calha – Sela Trinca | Super Tela
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Tecrylno Portal AECweb

Complete seu cadastro