Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Mais de 600 t de equipamentos SH são usados para ampliar complexo industrial

SH

Mais de 600 t de equipamentos SH são usados para ampliar complexo industrial

Fôrmas e escoramentos executam pilares e estruturas de unidade fabril com agilidade e segurança, atendendo os prazos da obra. Produtos fornecidos com logística eficiente e apoio técnico em tempo integral na obra

SH

A ampliação do complexo industrial de uma tradicional fábrica de farinha, dona de marcas importantes no setor alimentício, visa duplicar sua capacidade produtiva para atender as novas demandas do mercado.

Situada às margens da rodovia BR116, em Fortaleza, em um fervilhante pólo de desenvolvimento do estado do Ceará, a ampliação da unidade fabril da empresa abrange 20 mil m² de área construída, distribuída em nove pavimentos, três silos para armazenagem de grãos, farinhas e farelos, e um galpão de logística.

Desafio

As etapas construtivas pediam equipamentos de alta qualidade, com estrutura leve – mas sem comprometer a capacidade de carga – e que estivessem dentro das rígidas normas de segurança de áreas industriais. A execução do empreendimento também envolvia outras necessidades, como a velocidade, uma vez que a planta industrial tinha data estabelecida para entrar em operação.

Além disso, era crucial contar com o apoio técnico de uma empresa que tivesse experiência nesse tipo de obra, garantindo acompanhamento full time e adequando os equipamentos conforme necessidades não previstas no planejamento.

Solução

SHA qualidade dos equipamentos, a excelência nos serviços, o apoio técnico e o know-how de mercado foram os fatores que pesaram a favor da escolha da SH para a indicação dos produtos. Hoje, a empresa fornece três modelos de sistemas: o de formas Concreform SH® para os pilares (que, devido à altura, exigem equipamentos resistentes à pressão do concreto), os escoramentos LTT para atender estruturas relativamente pesadas, mas com prazo de execução reduzido, e os escoramentos Modex® SH, aplicados em áreas confinadas, onde equipamentos convencionais de grande capacidade não caberiam.

Enio Valverdi Chaible, gerente da unidade SH de Fortaleza, explica com mais detalhes como os equipamentos foram utilizados na obra.

“Inicialmente, especificamos a forma Concreform SH® para executar os pilares, cuja altura de 5 m exigia equipamentos de alta capacidade. Nesse caso a solução foi a ideal, pois o nosso sistema suporta 60 kN de pressão de concreto. Depois, utilizamos as torres de carga LTT para o escoramento dos pavimentos. Foi um grande diferencial, já que possuem peças mais leves e com capacidade de carga de 3 t por poste. E, finalmente, fornecemos os escoramentos Modex® SH. Trata-se de um sistema multidirecional e com grande capacidade de carga, cerca de 4 t por poste. Eles foram utilizados para escorar os silos, estruturas com grandes cargas concentradas em uma área pequena. Sem a versatilidade do Modex® SH, a obra teria seu cronograma comprometido, uma vez que a execução das paredes de concreto, com 20 m de altura, demoraria 30 dias, e não apenas seis”, destaca.

Com mão de obra da própria construtora, a SH organizou vários treinamentos específicos que orientaram os operários e identificaram as peças, suas funções e aplicações. Dessa forma, os equipamentos não sofrem danos durante toda a obra e nem ocorrem acidentes com os profissionais que utilizam os sistemas da empresa.

Enio ressalta que os equipamentos da SH seguem as normas de segurança em trabalho em altura (NR35) e as normas de estruturas de andaime (NR18), com fornecimento de ART.

“Acredito que, no geral, os nossos equipamentos proporcionam excelente custo-benefício à obra, que consume cerca de 600 t dos sistemas e está alcançando uma grande produtividade nas etapas construtivas. Fornecemos todo o suporte e as soluções para atender as complexidades dessa obra. Destaco os procedimentos mecanizados de cargas e descargas que contribuem para a excelente logística de entrega, com a disponibilização de produtos sempre no prazo e na quantidade solicitada”, conclui.

SH

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Concreform SH®
Sistema composto por painéis em chassis de aço galvanizado forrados com compensado plastificado, conectados com apenas três grampos que os unem e alinham simultaneamente, dispensando perfis extras. Leve e ao mesmo tempo rígido, pode ser movimentado manualmente ou com auxílio de grua. Extremamente fácil de manusear, o Concreform SH® permite a redução de até 70% da mão-de-obra necessária para montagem e desmontagem da fôrma.

Modex® SH
Composto por torres com travessas e diagonais unidas por rosetas e modulação a cada 50 cm, o Modex® SH pode ser montado em qualquer dimensão e suas travessas fixadas em qualquer direção. Sua versatilidade permite a montagem da torre em fôrmas circulares e poligonais, e sua utilização em qualquer modulação facilita a distribuição de carga. O sistema de encaixe das travessas e diagonais confere ao conjunto estabilidade e absoluta segurança. Aplicado em escoramentos, andaimes de fachadas e arquibancadas.

Torres de Carga LTT e LTT Extra
A Torre de Carga LTT da SH é utilizada em obras industriais, comerciais, residenciais, e até em pontes e viadutos. Já a LTT Extra é especifico para obras de infraestrutura com grandes cargas . O LTT suporta 3 t por poste enquanto o LTT Extra suporta 6 t ou mais. São compostos por Cruzeta, Base Regulável, Corneta, Forcado Regulável e Quadro. O acoplamento entre esses cinco componentes permite a montagem de torres modulares.

Descrição da Obra
Contratante: Construtora Idibra
Proprietário: Moinho M Dias Branco
Local da obra: Fortaleza (CE)
Data da obra (Instalação): Início: março de 2014 / Término: outubro de 2014
Fornecedor: SH
Nome do Produto: Concreform SH®, Modex® SH e Torres de Carga LTT e LTT Extra
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal dos Equipamentos

Veja também outros destaques da SHno Portal AECweb

Complete seu cadastro