• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Makro Engenharia realiza mais um projeto bem sucedido no Ceará

Makro Engenharia

Makro Engenharia

Makro Engenharia LTDA

Serviços
Rodovia BR 116 - KM 14, 4921PaupinaFortaleza-CE-Brasil
Telefone:(85) 3444-3000

Makro Engenharia realiza mais um projeto bem sucedido no Ceará

A empresa utilizou maior guindaste telescópico sobre rodas do país para a montagem da cobertura do Shopping Iguatemi em Fortaleza

Redação PE

A Makro Engenharia, empresa especializada em planejar e realizar projetos de rigging atuou em mais um empreendimento desafiador. Foi contratada para realizar o içamento e montagem da cobertura do Shopping Iguatemi em Fortaleza-CE que já está em sua 6ª expansão. O trabalho cobriu uma área total de 4.500 metros quadrados. Para essa operação, entrou em cena o guindaste telescópico Liebherr, modelo LTM 11200-9.1, maior guindaste telescópico sobre pneus do Brasil.

O equipamento usou configuração de lança telescópica de 52 metros de comprimento e 28,6 metros de abertura, com excêntrico, cavalete e jib luffing de 90 metros. Ele trabalha num ângulo de 76 graus e raio de até 96 metros. As peças utilizadas para a montagem da cobertura são curvilíneas e foram confeccionadas em Genova na Itália com madeira laminada.

Desafios

Na delimitação do espaço de montagem do equipamento, um estudo teve que ser elaborado para mudar todas as edificações do canteiro de obras. Adicionalmente, a análise viabilizou a colocação de estacas que impediam o recalque no subsolo pois a região estava muito próxima da área de patolamento. “Esse estudo foi imprescindível para nos dar viabilidade operacional, já que inicialmente, não havia nenhuma área pré-determinada ao patolamento e montagem do guindaste”, disse Claudio Morais, Gerente da Técnica da Makro Engenharia.

Além disso, o espaço para pré-montagem das peças era limitado, o que gerava interferências nos raios de operações das gruas instaladas próximas. “Por todos esses fatores, as operações eram feitas ‘às cegas’, pois o operador não tinha a visualização do içamento inicial até o posicionamento final da carga e dependia totalmente do auxílio do rigger”, acrescenta Claudio.

Solução

O estudo continha todas as edificações do canteiro de obras (escritórios, almoxarifado, refeitório, postes, muretas que deveriam ser relocados), o que implicava na mudança do cronograma de algumas construções e montagens metálicas da expansão. Também foi dimensionada a melhor configuração do equipamento para atender todos os içamentos das cargas, devido as grandes variações de raios (50 – 96 metros) e angulações da lança para evitar a troca de configurações durante as operações.

“Em consequência da grande área de subsolo construída nas proximidades do patolamento do guindaste, foi definido um posicionamento específico da máquina para executar todas as operações, pois seria inviável o deslocamento do equipamento montado. Com isso, foi desenvolvido juntamente com a equipe de engenharia do cliente, um projeto de estacas para impedir os recalques decorrentes da pressão exercida pelas patolas do guindaste”, conclui Eriberto Monte, Técnico de rigger.

Veja também outros destaques da Makro Engenhariano Portal AECweb

Complete seu cadastro