• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > N.Didini revitaliza cobertura e adornos do Teatro Municipal em cobre patinado

N. Didini

N.Didini revitaliza cobertura e adornos do Teatro Municipal em cobre patinado

Mais de 10,5 mil m² da cobertura do teatro, no Rio de Janeiro, foi restaurada mantendo a aparência original

Teatro Municipal do Rio de Janeiro, situado na Cinelândia – Praça Marechal Floriano – centro da cidade. A região é rodeada de edifícios históricos e ‘tombados’. O complexo fica em evidência de forma oponente, marcando o ambiente com sua arquitetura de estilo diferenciado.

Desafio

A restauração do teatro deveria manter o partido arquitetônico original, principalmente na cobertura e nos elementos decorativos. O desafio era encontrar uma empresa que oferecesse um serviço técnico e especializado em carpintaria metálica para a reprodução de produtos únicos e exclusivos criados especificamente para adornar a cobertura de cobre.

Os materiais precisavam constituir uma cobertura revitalizada e segura, evitando manutenção por muitas décadas.

Solução

Com 57 anos de experiência na revitalização de diversas construções, a N.Didini foi a empresa escolhida para atuar na obra do Teatro Municipal. A empresa fez a instalação da cobertura em cobre patinado verde e restaurou vários ornamentos no mesmo material.

“Fornecemos uma tecnologia diferenciada e um trabalho totalmente artesanal. Conhecíamos o sistema de oxidação para a realização da patina no cobre. Para isso, tivemos que seguir o que foi projetado originalmente. Todos os detalhes das peças restauradas, como a cobertura em geral, foram minuciosamente conferidas por engenheiros e arquitetos especializados”, afirma Rafael Coelho, sócio-Diretor da Revestalic Revestimentos Metálicos – empresa que fabrica e instala os produtos da marca N.Didini.

A vantagem principal foi manter o patrimônio histórico conforme projeto original. O uso do cobre foi essencial para que não houvesse necessidade de fazer manutenção futura

Mais de 10,5 mil m² de cobertura em cobre patinado (já no processo de oxidação) foi fornecida e instalada, assim como os adornos – lucarnas, carrancas e volutas. “O processo foi realizado a partir de uma formulação química que acelera o processo de patina, que nada mais é que a proteção do metal cobre contra os agentes dos entorno”, explica Rafael.

A vantagem principal foi manter o patrimônio histórico conforme projeto original. O uso do cobre foi essencial para que não houvesse necessidade de fazer manutenção futura. Além disso, é um material ecologicamente correto, reciclável, duradouro e não agride o meio ambiente.

Descrição do Serviço

A N.Didini desenvolveu uma tecnologia única para coberturas metálicas. Trabalha em obras onde a telha convencional não consegue suportar os esforços e inclinações diferenciadas. Quando isto acontece entra o lado artesanal. A patina desenvolvida pela N.Didini é formada através de uma formulação química que a empresa adquiriu na Europa e no Chile. Foram 14 meses de estudo para a obtenção final de uma patina como a formada originalmente (demora 20 a 30 anos, depende dos agressores no entorno para ocorrer a oxidação total). A N.Didini tem com isto a criação de um sistema próprio onde há um controle da formação da patina em estufa climatizada.

Descrição da Obra
Proprietário da obra: Não divulgado
Contratante: Opera Prima Arquitetura e Restauro
Local da obra: Rio de Janeiro (RJ)
Data da obra: Início: 2008 / Término: 2010
Fornecedor: N.Didini
Serviço: Revitalização de cobertura e adornos de cobre patinado
Clique para obter catálogo e outras informações desde produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da N. Didinino Portal AECweb

Complete seu cadastro