• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > O conceito sustentável das fachadas ventiladas ULMA

ULMA Architectural

O conceito sustentável das fachadas ventiladas ULMA

Desenvolvidas em concreto polímero, um material reciclável e não contaminante, as fachadas ventiladas garantem o isolamento térmico da edificação e contribuem para a pontuação no LEED

Redação AECweb / e-Construmarket

Fachadas Ventiladas - MISFachadas Ventiladas na Obra do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Rio de Janeiro (RJ)

Ao empregar o concreto polímero como solução para fachadas ventiladas de edifícios, a ULMA Architectural Solutions disponibiliza ao mercado um sistema totalmente alinhado com o conceito sustentável e muito superior aos convencionais.

Quanto à funcionalidade, as fachadas ventiladas contribuem para solucionar os problemas de aquecimento interno. Ou seja, permitem o isolamento térmico contínuo pelo exterior da edificação, além de proteger a superfície interna e os cantos das lajes. Atuam como uma "chaminé", já que a entrada e a saída de ar possibilitam a evacuação constante do vapor de água. Como resultado, mantêm o isolamento seco e geram economia significativa no consumo de energia.

Obra - ULMA - Sete Lagoas
Unidade Escolar Fundação Zerrenner, em Sete Lagoas (MG):
25 mil m² de Fachada Ventilada. Gustavo Penna Arquiteto &
Associados. Foto: Jomar Bragançã

Há, também, outras vantagens proporcionadas pelas fachadas ventiladas. Elas eliminam as radiações diretas sobre os muros e as lajes e, consequentemente, reduzem os riscos de surgir patologias que afetam a construção. A ULMA fornece as fachadas com uma camada superficial de Gel-Coat, uma substância altamente resistente aos raios UV, à contaminação, aos solventes e ácidos. Trata-se, ainda, de uma solução muito simples de limpar.

CONCRETO POLÍMERO

Esse é o material utilizado na fabricação dos painéis. É constituído por uma combinação de agregados de sílice e quartzo misturados com resinas de poliéster estável. Essa miscelânea é controlada por rigorosos padrões de qualidade, o que assegura o desenvolvimento de um produto de características mecânicas quatro vezes maiores do que às do concreto convencional.

Do ponto de vista sustentável, o concreto polímero tem como diferenciais o fato de exigir poucos recursos de água em sua fabricação. Além disso, geram poucos resíduos e emissões (estão em conformidade com a regulamentação REACH – Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de substâncias químicas). É, também, um elemento que contribui para a economia de energia aos ambientes.

Fachada - Concreto PolímeroObra do Teatro Porto Seguro, em São Paulo (SP): 3 mil m² de Fachada Ventilada. Arquiteto: AIC Arquitetura e Urbanismo | Israel Sancovski (retrofit)

CERTIFICAÇÕES

As fachadas ventiladas da ULMA contribuem para que a edificação pontue no sistema da certificação LEEDLeadership in Energy and Environmental Design (permite até 32 pontos sobre os 110 possíveis).

PRODUTOS PERSONALIZADOS

A ULMA trabalha com diferentes modelos que possuem texturas, cores e formatos personalizados para atender as necessidades de diferentes projetos. São temas inspirados na natureza, como folhas, nuvens, pedras e madeira. Estão disponíveis nas linhas Vanguard e Creaktive.

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da ULMA Architecturalno Portal AECweb

Complete seu cadastro