Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Obra de complexo empresarial reduz materiais e mão de obra com fôrmas especiais

ULMA Construction

Obra de complexo empresarial reduz materiais e mão de obra com fôrmas especiais

Versáteis, sistemas da ULMA Construcción aumentaram a produtividade na construção do prédio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)



Estudo de caso: Complexo empresarial da CNC / Brasília (DF)

Obra de complexo empresarial reduz materiais e mão de obra com fôrmas especiais

Proprietário da obra: CNC
Contratante: SVC Construções
Local da obra: Brasília (DF)
Data da obra: Início: 2011 / Término (previsão): junho de 2014
Fornecedor: ULMA Construcción
Nome dos produtos: Sistemas de Fôrma Portátil COMAIN, Rapid 61, Mesa VR e Escadas BRIO

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Complexo empresarial da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília (DF). O terreno terá 154 mil m² de área construída e mais de 56 mil m² de área privativa. A obra está sob a responsabilidade do consórcio SVC Construções, composto pelas construtoras Stylos Engenharia e Via Engenharia.

O empreendimento terá quatro torres de escritórios e um embasamento com quatro subsolos. Cada torre é composta por pavimento térreo, 2º pavimento, 15 tipos e um pavimento duplex, situado no 18º andar. Foi projetado um amplo hall de entrada com pé direito duplo em cada edifício.

Além disso, o 1º subsolo terá auditório com recursos multimídia para aproximadamente 400 pessoas, salas de conferência, bar e copa. Já no térreo, diversas lojas complementarão a infraestrutura do conjunto – isso também inclui um quiosque central coberto destinado a serviço de bar e lanches.

É um empreendimento que seguirá conceito sustentável, incluindo a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – emitida pela entidade internacional GBC – Green Building Council, e concedida a edifícios de alta performance ambiental e energética, ou seja, não contempla análise dos aspectos sociais. O empreendimento da CNC deverá ser um dos primeiros e maiores complexos empresariais a obter a certificação LEED em Brasília.

Obra de complexo empresarial reduz materiais e mão de obra com fôrmas especiais

DESAFIO

Economia de materiais e mão de obra, produtividade e versatilidade. O padrão de qualidade era alto e só um sistema moderno e eficiente poderia atender a essas exigências na construção do empreendimento. Há três pontos específicos que merecem atenção:

1) os pilares e paredes deveriam ser executados com fôrmas especiais, que substituíssem as de madeira. Além de reduzir o consumo da matéria-prima, era fundamental acelerar a aplicação.

2) as lajes maciças com vigas, no embasamento, exigiam produtos que atendessem alta produtividade de montagem e desmontagem, sem deixar a laje trabalhar com pouca idade do concreto.

3) as lajes maciças, no pavimento tipo, exigiam produtos que atendessem a grande repetitividade com processo rápido, de alta produtividade de montagem e desmontagem, com limpeza e segurança dos trabalhadores

Obra de complexo empresarial reduz materiais e mão de obra com fôrmas especiais

SOLUÇÃO

Os sistemas de Fôrma Portátil COMAIN, Rapid 61, Mesa VR e Escadas BRIO – soluções desenvolvidas pela ULMA Construcción – trabalharam em conjunto na construção do edifício.

Segundo Neivaldo Dourado, gerente do empreendimento, o que culminou na escolha dos sistemas da ULMA foi a versatilidade e rapidez, além da otimização da mão de obra e a duração de execução da estrutura.

O sistema de Fôrma COMAIN está sendo utilizado para pilares e paredes, reduzindo o consumo de madeira e gerando mais velocidade na execução das fôrmas, devido a sua desmontagem parcial e transporte por gruas para nova área de utilização. O Rapid 61 no embasamento, por ser mais indicado para lajes maciças com grandes vãos. Já a Mesa VR está sendo utilizada em lajes totalmente planas, isentas de vigas internas e periferia, oferecendo significativa economia com mão de obra, já que os módulos de fôrma e escoramento das lajes são movimentados por meio de gruas para o pavimento superior. Os dois sistemas foram executados a partir do terceiro pavimento. As Escadas BRIO, por sua vez, facilitaram o acesso ao local de trabalho.

Neivaldo complementa: “quanto à manutenção e agilidade, temos recebido por parte da ULMA pleno atendimento. Além disso, temos um acompanhamento constante em todas as demandas, conforme a programação de entrega”.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Fôrma portátil COMAIN: Sistema portátil leve que pode ser manuseado por um único operário, o que possibilita sua utilização sem necessidade do uso de grua. Executa estruturas verticais, desde pequenas superfícies até grandes áreas.

Fôrma Rapid 61: Fôrma recuperável desenvolvida para o mercado brasileiro; aplicada em lajes aceleradas com vãos de 61 x 61 cm, tem cabeçal descendente, o que possibilita a desfôrma da laje com até 48 horas depois de concretado, mantendo o escoramento remanescente na laje.

Mesa VR: Concebida para fôrmas de lajes maciças ou fôrmas nervuradas. O sistema é formado por módulos que unem a fôrma e escoramento, onde após a concretagem, o módulo é movimentado por grua para nova área de utilização. Com esta fôrma são executadas obras de edificação com altas exigências de acabamento, segurança, agilidade e redução de mão de obra.


Clique para obter catálogo e outras informações da Fôrma portátil COMAIN.

Clique para obter catálogo e outras informações da Fôrma Rapid 61.

Clique para obter catálogo e outras informações da Mesa VR.

Veja mais produtos da ULMA Construcción disponíveis no Canal de Especificação Online.

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro